No mundo do entretenimento, atores e atrizes negros têm muito pouco espaço em comparação aos artistas brancos. E mesmo quando há um movimento de inclusão, já vem logo um grupo contrariar determinada contratação. Isso fica mil vezes pior quando o filme ou série é baseado em um livro ou história em quadrinho, já que o fandom exige que o personagem tenha exatamente a mesma descrição da obra de origem.
Ou exige quando é o caso de um ator negro sendo escalado. Por exemplo, quantas vezes Ron Weasley é descrito como um rapaz incrivelmente alto e magro nos livros de "Harry Potter"? Mas ninguém ligou quando Rupert Grint, que tem a média de altura dos outros amigos, estrelou os 8 filmes da saga. A hipocrisia!
Por sorte, tem muitos artistas fazendo história e, aos poucos, aumentando a representatividade negra no mundo do cinema, da televisão e do streaming. Confira 7 exemplos perfeitos!
Quando o elenco da série "Percy Jackson e os Olimpianos" foi divulgado, muita gente não curtiu que a personagem Annabeth será interpretada por uma menina negra. Logo em seguida, Leah Sava Jeffries sofreu uma série de ataques racistas e chegou a ser defendida pelo autor, Rick Riordan, que disse que Leah é a Annabeth perfeita. Não errou, né?
O ator de Rwanda ficou famoso por interpretar o incrível Eric em "Sex Education". E nem precisa dizer que es fãs da série amaram saber que Ncuti será o próximo Doctor Who. A produção está no ar desde a década de 60 e já trouxe vários atores no papel de protagonista. Mas Gatwa faz história sendo o primeiro Doctor negro, tá bom para você? "Não há palavras para escrever o que estou sentindo", disse o ator em pronunciamento oficial.
"Bridgerton" ficou conhecida por trazer diversidade em séries de época. Nas duas temporadas, dois protagonistas foram interpretados por atores não-brancos, mesmo esse não sendo o caso dos personagens dos livros. O Duque Simon, por exemplo, foi feito pelo incrível Regé-Jean Page, um artista negro. Mas também é importante lembrar de Kate Sharma, que foi para Simone Ashley, atriz com ascendência tamil.
Michelle Jones, ou MJ, nas histórias em quadrinho de "Homem-Aranha" é uma menina branca. Mas na trilogia, estrelada por Tom Holland, a personagem é interpretada por Zendaya, uma atriz que constantemente fala sobre a importância da representatividade negra nas telas. É também um movimento que vem tomado mais enredos de super-heróis, que também já foi um universo bem branco.
Ainda no mundo de heróis e de histórias em quadrinho, a Mulher Gato é uma personagem que, nos desenhos, é claramente branca e mesmo assim ganhou vida na pele de duas atrizes negras fantásticas. Enquanto Halle Berry assumiu o papel em 2004, Zoë Kravitz foi responsável pela Mulher Gato no novo filme de "Batman", com Robert Pattinson.
Um dos filmes mais esperados para 2023 é o live action de "Pequena Sereia", estrelado por Halle Bailey. No desenho, todos sabem que a protagonista é branca e ruiva e, por isso, muitos criticaram a escolha de Halle. A necessidade de embranquecer o elenco é tanta que até mesmo uma sereia, que é um ser mitológico, tem que sofrer com essa regra.
Em "Para Todos os Garotos: P.S: Ainda Amo Você", John Ambrose é um menino branco e, inclusive, bem no final do primeiro filme, vemos o rapaz na pele do ator Jordan Burtchett, que também é branco. Porém, na continuação do longa, a Netflix optou por Jordan Fisher, um homem negro, que fez participação especial em "High School Musical: The Musical: The Series". Ele arrasou demais no papel e combina muito com John!