Seja no fundamental, no ensino médio ou mesmo na faculdade, sempre vai ter um professor (ou mais de um) que marca a nossa trajetória, né?! No dia de celebrar essa profissão tão importante e que é a base para qualquer coisa que decidimos ser nessa vida, o Purebreak perguntou para alguns professores o que gostariam de dizer para os seus alunos. Se você tinha curiosidade em saber o que se passa do outro lado, aqui vai a lista!
1. Se não fizermos nossas escolhas os outros escolherão por nós.
2. Não estique muito sua resposta. Quantidade não é qualidade!
3. Conhecer e respeitar o outro nos torna pessoas melhores.
4. Não fique com medo de tirar sua dúvida. Não existe pergunta "boba"!
5. Mesmo em dias ruins, estamos ali na frente. Não é fácil, por isso pedimos tanto a sua atenção.
6. Sorte é bom, mas estudar ajuda bastante!
7. Se chamamos a sua atenção, não é para te constranger e sim porque sabemos que você pode fazer melhor. A gente só briga com quem a gente acredita.
No dia 15 de outubro comemora-se o Dia do Professor. A inclusão dessa data no calendário partiu do professor Salomão Becker, em 1947, como forma de homenagear os profissionais da área e propor um dia de folga para eles. A data foi oficializada em decreto apenas em 1963 durante o mandato do presidente João Goulart.
Mas por que 15 de outubro?
No dia 15 de outubro de 1827, D. Pedro I instituiu um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil. Através disso, escolas das "primeiras letras" deveriam ser instituídas em todos os vilarejos e cidades do país, bem como regulamentava os conteúdos e as condições de trabalho dos educadores.
De lá pra cá, é claro que muita coisa mudou. Mas ainda há muito o que fazer para não permitir a desvalorização e o desrespeito à profissão.
Além dos exemplos que temos ao longo da vida, os mestres da ficção também não ficam para atrás. Quem nunca aprendeu algo com eles, né?! Aproveite para descobrir neste teste qual professor da ficção você seria!