Em tempos de Coronavírus, além de nos cuidarmos fisica e mentalmente, precisamos ter em mente que as pessoas ao nosso redor também precisam do nosso cuidado, mesmo que indiretamente. Não sair de casa, se você puder evitar, claro, é um ato de amor até por quem você não conhece. E, se tiver que interromper o isolamento social, nada melhor do que fazer isso por uma boa causa, não é verdade? E uma das ações que podem te deixar com o coração cheio é justamente doar sangue.
Se você ainda não tomou essa atitude e tem dúvidas se deveria ou não, o Purebreak está aqui pra te dar um empurrãozinho nessa! Como resultado deste teste, você vai saber qual dos famosos que arrasam e doam sangue nos hemocentros das suas cidades você é. É bom que, além de se divertir, você também se inspira vendo seu ídolo fazendo algo para ajudar o próximo.
Bom, primeiramente, você precisa ter entre 16 e 69 anos. Lembrando que, se for menor de idade, é necessária uma autorização formal dos seus pais para que a doação seja possível e, se você ou algum conhecido que você saiba que tem interesse em doar, tiver acima de 60 anos e nunca doou antes, infelizmente não é permitida a doação.
Além disso, o Ministério da Saúde informa que estas recomendações precisam ser seguidas antes do procedimento:
Levar documento de identidade oficial com foto
Estar bem de saúde e descansado
Pesar mais que 50 kg
Não estar de jejum e evitar alimentos gordurosos nas últimas 3 horas
Não ter ingerido bebida alcóolica nas últimas 12 horas
Não ter fumado tabaco por, no mínimo, 2 horas antes da doação.
E, se você ficou curioso sobre como tudo isso funciona e quiser mais informações, o site Minha Vida está fazendo uma campanha incrível para a conscientização em relação à doação de sangue e sobre o quanto ela é necessária no Brasil e no mundo, não só nesse momento que estamos vivendo, mas sempre. Durante todo mês de junho, eles estão promovendo ações através da hashtag #SanguedomeuSangue e, dia 16, às 19h, acontecerá uma live sobre "Como e por que doar sangue durante a pandemia?", no Facebook e no Youtube do site.
O Facebook também está facilitando bastante a vida de potenciais doadores com a ferramenta "Doações de Sangue", que mostra hemocentros que estão com os bancos de sangue baixos, e também passa informações sobre o assunto no feed de usuários que se cadastrem nela.