Quem acompanhou o anúncio dos nomeados ao Grammy 2022 com certeza deu falta de um dos maiores singles do ano: "Levitating". O que acontece é que mesmo estando entre o TOP 10 da Billboard Hot 100 durante um bom tempo, o single de Dua Lipa foi escolhido para ficar de fora da premiação. Na verdade, foi a própria cantora e sua equipe que preferiram não por a música para ser votada pelo fato de ter sido uma parceria feita com Dababy.
Para sua memória: Dababy foi acusado de falas homofóbicas e bem problemáticas durante show no evento Rolling Loud, em Miami, em julho deste ano. "Se você não apareceu hoje com HIV, AIDS ou qualquer uma dessas doenças sexualmente transmissíveis, ligue a lanterna do seu celular", soltou. Ele ainda continuou: "Rapazes, se vocês não estão chupando um pau no estacionamento, ligue a lanterna do seu celular". Com isso, ele ficou de fora do VMA 2021 e causou maior polêmica ao aparecer em lançamento de "Donda", álbum de Kanye West.
Após polêmica, Anitta, Demi Lovato, Madonna e até mesmo Dua Lipa dispararam críticas ao rapper. A artista tentou fazer a versão solo de "Levitating" ganhar destaques nas plataformas e ela foi substituídas as rádios, mas isso não aconteceu com o Grammy pelo período de elegibilidade. É que o remix foi lançado bem antes, junto com o lançamento de álbum "Future Nostalgia", em março de 2020.
"Presumivelmente só poderia ter enviado o DaBaby, e isso seria pedir muito aos votantes, fingir que o rapper persona-non-grata realmente não estava nele. Muito provavelmente Lipa estava salvando os eleitores de ter que agonizar para escolher entre seu amor por ela e seu medo de dar uma moral para um cara ainda considerado tóxico por grande parte da indústria por seus comentários homofóbicos", falou um especialista em entrevista à "Variety".
Com isso, infelizmente, Dua Lipa ficou sem indicações ao Grammy 2022. A britânica até que tentou ficar entre os votantes com o single "Love Again" e o filme "Studio 2054", mas não rolou desta vez.