Elon Musk, presidente executivo do Twitter, causou mais uma polêmica na plataforma. Dessa vez, o empresário afirmou que os termos "cis" e "cisgênero" são considerados "calúnia". Além disso, Musk afirmou que contas que usarem as palavras podem ser banidas por "assédio". Entenda a seguir.
O termo "cisgênero" se refere aos indivíduos quem tem a identidade de gênero correspondente ao sexo atribuído no seu nascimento. Já o termo "transgêro" se refere às pessoas cuja identidade de gênero não corresponde ao sexo atribuído no nascimento. Elon Musk, porém, parece ter dificuldade em aceitar esses termos e causou uma grande polêmica relacionada a eles. Tudo começou quando um usuário abertamente de extrema direita escreveu em seu Twitter que não reconhece o termo "cis".
"Ontem, depois de postar um tweet dizendo que rejeito a palavra 'cis' e não quero ser chamado assim, recebi uma série de mensagens de ativistas trans me chamando de 'cissy' e dizendo que sou 'cis'. Imagine se os papéis fossem invertidos", escreveu James Esses. Elon Musk respondeu o comentário de James e afirmou que os termos "cis" e "cisgêneros" são considerados calúnias na plataforma e, por isso, seu uso pode fazer contas serem suspensas. "O assédio repetido e direcionado contra qualquer conta resultará, no mínimo, em suspensões temporárias. As palavras 'cis' ou 'cisgênero' são consideradas difamações nesta plataforma", escreveu Musk.
A página de política de conduta odiosa no Twitter não explicita quais palavras são consideradas "calúnia" ou "difamação". O que ela afirma é que é proibido "alvejar outras pessoas com calúnias repetidas... com a intenção de degradar ou reforçar estereótipos negativos ou prejudiciais sobre uma categoria protegida".
Elon Musk não faz a menor questão de esconder seus ataques à comunidade LGBT+. No início de junho, o presidente executivo do Twitter anunciou que vai fazer um lobby para criminalizar os procedimentos de afirmação de gênero em crianças. Além disso, o empresário também já ironizou diversas vezes as pautas LGBTQIAP+ na plataforma e chegou a dizer que apoia a separação de gays, lésbicas e bissexuais das outras siglas.