A novela "Segundo Sol" tá bombando por aí e já anda criando várias tendências, inclusive na forma das pessoas se expressarem. A parte mais bacana de termos uma novela se passando fora de Rio de Janeiro ou São Paulo - a trama acontece em Salvador - é conhecer um pouco mais sobre a cultura dos outros estados desse Brasilzão, né? Embora tenham rolado muitas críticas, alguns atores estão sendo super elogiados pelo sotaque e o texto tem várias gírias. Mas será que você conhece algumas delas?
Se saia / Se pique
É o mesmo que "sai daqui", ou o famoso "vaza", dos cariocas. Dificilmente é falado numa boa, sempre rola numa discussão. Quem mais usa a expressão é Beto Falcão (Emílio Dantas) quando discute com o irmão Remy (Vladimir Britcha) ou com a esposa, Karola (Deborah Secco).
É barril!
Essa é uma das expressões mais usadas, por vários núcleos. Barril tem diversos significados, pode ser algo difícil, algo maravilhoso ou mesmo algo perigoso. Também tem a variação "barril dobrado", pra dar mais intensidade!
Não aperte minha mente
Significa "não me perturba", "não me preocupa". O popular "não enche". Geralmente o pilantra Remy fala quando seu pai Dodô (José de Abreu) faz cobranças, e também é falado por Laureta (Adriana Esteves) quando Karola começa a criar pânico.
Comer pilha
É como entrar na provocação de alguém, acreditar em alguma mentira ou cair na chantagem que alguém provocou. Muito usado por Ícaro (Chay Suede) quando discute com a tia Cacau (Fabiula Nascimento).
Brocar
Brocar é verbo, mas mostra intensidade. Estar "brocado de fome", por exemplo, é estar com muuuita fome. E quem "broca" é uma pessoa incrível em tudo que faz. Viu? Purebreak e "Segundo Sol" também são cultura.