Após o resultado da enquete realizada no site do Inep apontar uma preferência dos estudantes para que as provas do Enem 2020 fossem aplicadas em maio de 2021, o Ministério da Educação junto ao Inep definiu o novo calendário. Diferente do resultado da votação, o exame acontecerá em janeiro e fevereiro de 2021. O anúncio foi feito nesta quarta (8) durante uma coletiva de imprensa dos representantes em Brasília
De acordo com o novo cronograma, as provas impressas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro enquanto as digitais nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. A reaplicação das provas (para pessoas prejudicadas por eventuais problemas de estrutura) está marcada para 24 e 25 de fevereiro. O resultado está previsto para 29 de março.
Novas datas do Enem 2020 causam polêmica
Segundo o MEC, o período escolhido visa não prejudicar a ingressão dos aprovados nas universidades no primeiro semestre. A votação realizada com os estudantes foi encerrada no dia 30 de junho. Após a divulgação do resultado, algumas universidades já haviam comunicado sua saída do Sisu, caso o exame acontecesse mesmo em maio.
"Entendemos que essa decisão não seja perfeita e maravilhosa para todos. Mas buscamos uma decisão técnica, que melhor se adequava para todos", declarou Antonio Paulo Vogel, secretário executivo do MEC, durante a coletiva.
Anteriormente, as provas do Enem 2020 aconteceriam em novembro deste ano. Devido à pressão de estudantes e parlamentares para que o exame fosse adiado diante das circunstâncias causadas pela pandemia, o Inep e o MEC concordaram com o adiamento.