Se você vai prestar vestibular este ano e ainda não se inscreveu para as provas do Enem 2020, fique atento(a) que o período de inscrições termina às 23h59 desta sexta (22). O procedimento deve ser feito na Página do Participante no site do Inep ou no aplicativo do Enem.
O prazo para as inscrições começou no dia 11 de maio. Os estudantes têm até 28 de maio para efetuar o pagamento da taxa de R$85,00. Neste ano, aqueles que têm direito à isenção da taxa devem se inscrever e solicitá-la durante o procedimento. Os que possuem necessidade de atendimento especial devem fazer o pedido até o dia 29.
Adiamento do Enem 2020
De acordo com o calendário liberado, as provas do Enem estavam previstas para os dias 1º e 8 de novembro (versão impressa) e 22 e 29 de novembro (versão digital). No entanto, após uma forte campanha nas redes sociais, o Senado aprovou um projeto que prevê adiamento de todas as provas que dão acesso à graduação, incluindo, o Enem. Nesta quarta (20), o Inep emitiu uma nota confirmando o adiamento do exame. Até o momento, ainda não há uma nova data.
"Atento às demandas da sociedade e às manifestações do Poder Legislativo em função do impacto da pandemia do coronavírus no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) decidiram pelo adiamento da aplicação dos exames nas versões impressa e digital. As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais. Para tanto, o Inep promoverá uma enquete direcionada aos inscritos do Enem 2020, a ser realizada em junho, por meio da Página do Participante. As inscrições para o exame seguem abertas até as 23h59 desta sexta-feira, 22 de maio", lê-se na nota oficial.