Na noite da última segunda-feira (31), o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que o Enem 2021 será realizado ainda este ano, nos dias 21 e 28 de novembro, tanto na versão impressa quanto na versão digital. A data da prova já estava sendo discutida há um tempo, com a possibilidade de ser adiada para 2022, por conta das incertezas sobre a situação da pandemia da Covid-19 no Brasil. A falta de verbas destinadas à educação e o pouco tempo para planejamento também seriam empecilhos para a aplicação do Enem em 2021.
Apesar da afirmação, os editais do Enem 2021 ainda não foram publicados oficialmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) - o que, segundo o ministro, deve acontecer ainda esta semana. De acordo com o jornal O Globo, o edital que está sendo elaborado pelo Inep prevê que os "treineiros" sejam proibidos de participar da prova deste ano.
Pois é, quem ainda não se formou no ensino médio, mas quer se inscrever apenas para testar sua performance, deve ficar de fora do Enem 2021. Esta seria uma forma do governo tentar diminuir o número de inscritos, para minimizar as aglomerações e os gastos com a prova.
Os alunos que pediram isenção da taxa de inscrição já tinham recebido uma mensagem sobre as inscrições do Enem 2021, que começam neste mês de junho. Porém, as datas tiveram uma pequena alteração. Na mesma postagem, o ministro Milton Ribeiro afirmou que as inscrições começam no dia 30 de junho e vão até 14 de julho. Os participantes devem se inscrever através da Página do Participante , no site do Inep.