Demorou, mas chegou! O Inep liberou, nesta terça (19), os espelhos das redações do ENEM 2018. Na página do participante no site, você poderá encontrar a versão digitalizada do seu texto corrigido. De quebra, aqueles que realizaram os exames apenas para adquirir experiência, sem compromisso algum, já podem ter acesso às notas.
As provas foram aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro de 2018. No primeiro dia, Matemática e Ciências da Natureza e, no segundo, Linguagens, Ciências Humanas e Redação.
De acordo com o Inep, dos mais de 4 milhões que participaram do ENEM 2018, apenas 55 candidatos tiraram o tão sonhado mil na redação. Desses 55, 42 eram mulheres. Ouvimos girl power?! Nessa edição, o tema foi "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet" e dividiu a opinião do público quanto ao nível de dificuldade.
Lembrando que a correção do texto segue à risca cinco competências: domínio da língua, compreensão do tema, organização das ideias, conhecimento dos mecanismos linguísticos e proposta de intervenção.
Alguns se surpreenderam com a nota, outros nem tanto. Mas uma coisa é certa: foi todo mundo para o Twitter fazer aquele desabafo de lei e as reações foram as melhores!
Estudei 3 horas hoje, pq a consciência pesou depois da nota do enem
- Dayana Ganske (@GanskeDayana) 19 de março de 2019
ninguém liga mas eu tirei 840 na redação do enem estando no segundo ano eu TO MUITO FELIZ pic.twitter.com/DSc20Qgp1t
- ruan ◟̽◞̽ (@sincerelylouiis) 19 de março de 2019
Indo olhar o espelho da minha redação do enem porque to precisando de autoafirmação
- tali (@talitafqt) 19 de março de 2019
oi site então criei coragem e vi minha nota como treineiro no enem
- isabelle (@godessesleigh) 19 de março de 2019
acabei de olhar a minha nota do enem pic.twitter.com/udpCEj9Oe8
- wubba lubba (@hegabril) 19 de março de 2019