Quem já fez ou ainda vai fazer a prova do ENEM sabe que o exame em si é bem cansativo por conta dos enunciados longos, que podem ser encontrados, inclusive, no caderno de Matemática. Tenso, né?! É por isso que de vez em quando bate a famosa dúvida: qual a melhor maneira de estudar para o ENEM?! Ao invés de travar sua rotina pensando se está ou não estudando do jeito certo, que tal rever a forma como você está encarando a prova? Preparamos uma lista para você se guiar durante esse período e não perder tempo!
Refaça as provas antigas
A regra é clara: não sabe por onde começar? Refaça as provas antigas. E isso vale mesmo para você que está realizando a prova pela segunda, terceira, milésima vez. O melhor jeito de estudar para o ENEM é refazer a maior quantidade de provas possível pra ficar bem craque!
Estude os assuntos das questões que você errou
Nada de perder quatro, cinco horas do seu precioso tempo refazendo as provas do ENEM em casa e depois não parar para entender porque errou cada questão. Se você errou, é porque não está dominando bem o assunto, né?! Circule, printe ou o que for e coloque na listinha dos assuntos que você precisa ver com calma mais tarde.
Cronometre o tempo que você leva para fazer a prova e cada questão dela
No dia da prova não pode levar relógio, mas em casa você pode usar e abusar do cronômetro. Antes de refazer as questões, cronometre o tempo que leva para fazer uma, duas e/ou o caderno inteiro de questões. O tempo pode ser o seu maior amigo ou pior inimigo. Aprenda a ter controle sobre ele.
Liste os assuntos mais abordados nos últimos anos
Entende por que é importante refazer as provas antigas?! Pegue as edições dos últimos três ou quatro anos que você vai perceber que têm assuntos que SEMPRE caem, de uma maneira ou de outra. Faça uma lista para ficar ligado em cada um deles e não ter nenhuma surpresa no dia, né?!
Assista noticiário ou leia notícias
Não adianta chegar da escola ou do pré e se isolar no quarto estudando fórmulas. As questões do ENEM costumam conversar muito com as atualidades. Do Brasil e do mundo, tá?! Separe um tempo para assistir jornal, ler notícias, até mesmo na internet. Isso vai te deixar ainda mais preparado - e com uma base ótima para a redação!
Leia redações antigas
A redação do ENEM tem um formato bem específico. Todo ano são disponibilizadas as redações notas mil na internet. Use isso a seu favor para saber o estilo de texto que os professores mais gostam.
Escreva, pelo menos, uma redação por semana
Também não é pra ficar só lendo redação antiga não, viu?! Tem que exercitar também! Seja você muito bom na escrita ou não. A dica do Purebreak é: pegue os últimos temas ou algum outro no estilo ENEM e faça, no mínimo, uma redação por semana.
Busque documentários, filmes ou séries sobre determinado assunto
Você pode assistir Netflix e estudar ao mesmo tempo, viu?! Não é porque você não está sentado de frente para uma mesa cheia de papéis espalhados que não está absorvendo conhecimento. Pegue aquele assunto que você gosta ou não manja muito bem e veja se tem um filme legal do mesmo tema!
Faça um cronograma de estudos
O Purebreak sabe que organização é um negócio pra poucos. Mas tente fazer um cronograma de estudos com as matérias que você mais precisa rever, os assuntos já estudados, o tempo dedicado a cada disciplina para não se embolar até a semana da prova.
Tire o dia antes da prova para RELAXAR
Tire a véspera da prova para maratonar aquela série que não está em dia, sair com os amigos, com a família, se aventurar na cozinha. Vá para a prova relaxado(a) e confiando no seu taco.
E lembre-se, sempre: quantidade NÃO é qualidade!
Às vezes um estudo de uma horinha pode ser MUITO mais produtivo do que aquele dia que você passou 7 horas trancado no quarto. Ache o seu equilíbrio. Até porque ninguém aprende nada cansado e com sono, né?!