Este filme de ficção científica é certamente um dos mais originais já feitos, tem um elenco 5 estrelas e custou US$ 100 milhões
Publicado em 1 de janeiro de 2024 às 16:40
Por Maria Luisa Pimenta
Em 2012, os diretores por trás de Matrix fizeram a louca aposta de adaptar um romance considerado impossível de ser filmado. Um ambicioso filme de ficção científica com um enredo único que custou 100 milhões de dólares.
"A Viagem" é um dos melhores filmes de ficção científica "A Viagem" é um dos melhores filmes de ficção científica© Divulgação, Warner Bros. Pictures
"A Viagem" é dos mesmos diretores de "Matrix"
"A Viagem" é um dos filmes masi originais que existem
"A Viagem" é aposta ousada dos diretores de "Matrix"
"A Viagem" é daqueles filmes que ficam melhores cada vez que assistimos
Veja + após o anúncio

As carreiras de Lana e Lilly Wachowski deixaram sua marca na história do cinema com o primeiro Matrix, lançado em 1999. Mas o longa-metragem estrelado por Keanu Reeves não foi sua única realização. Nos anos 2000, elas embarcaram em um projeto ambicioso para levar para a tela grande um romance que havia sido considerado inadequado para as telas. Esse projeto foi concretizado, com o lançamento do longa-metragem em 2012.

Um projeto difícil

Depois de anos de luta para encontrar o financiamento necessário, Lana Wachowski, Lilly Wachowski e Tom Tykwer finalmente conseguiram lançar "A Viagem" em 2012, um filme de ficção científica adaptado do romance "Mapping the Clouds", de David Mitchell. O roteiro é incomum, pois a história, ou histórias, se passa ao longo de vários séculos, e cada ator assume vários papéis (até 6), dependendo da época. O filme, considerado um dos longas-metragens independentes mais caros já produzidos, teria custado US$ 102 milhões. Ele conta com um elenco impressionante: Tom Hanks, Halle Berry, Jim Broadbent, Hugo Weaving, Jim Sturgess e Ben Whishaw. O filme teve uma recepção mista. No Rotten Tomatoes, recebeu 66% de críticas positivas da imprensa e do público. É preciso dizer que seu roteiro peculiar e sua duração (172 minutos) não ajudaram.

"A Viagem" fica melhor a cada exibição?

A história de "A Viagem" é complexa, pois você navega entre épocas e histórias (6 no total). Seguimos, por exemplo, uma viagem marítima reveladora em um navio negreiro, um renomado especialista nuclear na década de 1970 e a existência de clones em Nova York e Seul no século 22. O "objetivo do jogo" é entender como todas essas histórias estão conectadas.

As respostas estão no filme, é claro, mas gostar de "A Viagem" não depende necessariamente do fato de você acabar reconhecendo ou não cada "conexão" literal. Você pode pensar no filme como uma jornada, uma jornada durante a qual você faz muitas descobertas e da qual, no final, você só recebe de volta o que investiu. "A Viagem" é um daqueles filmes que fica melhor quanto mais você o assiste - a cada vez você descobre novos detalhes que o aproximam da solução do enigma - mesmo que você possa apreciá-lo desde a primeira vez.

Palavras-chave
Filme Cinema Curiosidade