Celebrado no dia 25 de dezembro, o Natal é uma data comemorativa marcada por presentes, comidas deliciosas, reuniões familiares e, claro, filmes incríveis que se passam no fim de ano. Só que, com tantos lançamentos e obras disponíveis nos serviços de streaming, cinemas e mídias físicas, fica difícil saber quais assistir. Por isso, neste ano, a gente reuniu 25 títulos essenciais para assistir um por dia até o tão aguardado feriado.
Um clássico dos anos 2000, "O Grinch" acompanha um ser verde e peludo, interpretado por Jim Carrey, que odeia completamente o Natal. Logo, ele decide bolar um plano para acabar com as festas dos habitantes de Quemlândia. O longa é superdivertido e engraçado, sendo um dos melhores filmes natalinos de todos os tempos.
Com um título bem sugestivo, "Esqueceram de Mim" é sobre uma família de Chicago que esquece um dos filhos, Kevin (Macaulay Culkin), em casa, quando saem em uma viagem para comemorar o Natal em Paris. Então, o menino passa dias curtindo o espaço só para ele, até que bandidos ameaçam invadir sua residência.
Esse é um dos melhores especiais de Natal feitos pela Disney. Nele, a família Duncan se desencontra depois de planejar passas as férias de fim de ano em Palm Springs. Enquanto Gabe (Bradley Steven Perry), PJ (Jason Dolley) e Bob (Eric Allan Kramer) aproveitam a cidade ensolarada, Teddy (Bridgit Mendler) e Amy (Leigh-Allyn Baker) fazem de tudo para se reunir com a família a tempo.
"Klaus" é uma animação muito fofa que deixará seu coração quentinho neste Natal. Na história, Jesper é um carteiro que decide entregar presentes para as crianças de Smeerensburg, uma ilha no Círculo Ártico, com a ajuda de Klaus, um carpinteiro idoso que mora sozinho e é excelente na fabricação de brinquedos. Por outro lado, os habitantes do local não vão curtir muito essa ideia.
Com um elenco repleto de estrelas, incluindo Hugh Grant, Keira Knightley, Alan Rickman, Thomas Sangster, Rodrigo Santoro e Andrew Lincoln, "Simplesmente Amor" acompanha as vidas de diferentes personagens que tem seus caminhos entrelaçados, e todos lidam com problemas no amor. Evidentemente, o longa é ambientado no Natal, e tem um toque de crônica que pode conquistar o coração de quem amou "Amor Moderno", aquela série do Amazon Prime Video.
Esta animação da Barbie mostra Clara, uma menina orfã, que ganha de presente de Natal um boneco Quebra-Nozes. Ele a protege enquanto dorme, mas certo dia, ao acordar, Clara descobre que foi vítima de um feitiço que a fez encolher. Então, ela e seu novo amigo terão que ir atrás da Fada Caramelo, a única capaz de desfazer a mágica.
Quando o Papai Noel sai de cena em plena noite de Natal, Arthur, o filho do bom velhinho, propõe-se a entregar o presente de uma garotinha antes do amanhecer. Caso contrário, todo o espírito natalino poderá ser destruído.
É muito provável que você já tenha ouvido falar de "Os Fantasmas de Scrooge", por meio de filmes e séries que fazem referência à obra que adapta um conto de Natal clássico. Depois da morte do sócio, Ebenzer Scrooge (Jim Carrey), um senhor ranzinza e mesquinho, recebe a visita de três fantasmas do Natal: do passado, do presente e do futuro. Isso faz com que ele reflita sobre tudo que fez com sua vida e escolha o que quer para si mesmo dali em diante.
Mesmo se tratando de um animação um pouco assustadora, "O Estranho Mundo de Jack" tem uma das melhores histórias temáticas de fim de ano. No longa, Jack Skellington vive na Cidade do Halloween. Só que, depois de tanto tempo comemorando a mesma celebração, ele passeia pela floresta e acaba encontrando portais que levam a tipos diferentes de festividades. É assim que ele conhece o Natal. E, depois de ter contato com a cultura da data, ele decide sequestrar o Papai Noel, para que os cidadãos possam fazer o seu próprio feriado.
"A Princesa e a Plebeia" se tornou uma saga de sucesso da Netflix . Nele, a duquesa Margaret (Vanessa Hudgens) e a padeira Stacy (Vanessa Hudgnes) se encontram e percebem que são idênticas. Logo elas decidem trocar de lugar, faltando poucos dias para o Natal. Mas, as duas acabam se apaixonando por homens bem diferentes daqueles que estão acostumadas a ter contato, colocando o plano em risco.
Neste título nacional da Netflix estrelado por Leandro Hassum, Jorge, o protagonista, sempre odiou o Natal. E seu pior pesadelo acontece quando ele cai do telhado e bate a cabeça. A experiência faz com que ele reviva o mesmo feriado infinitas vezes, fazendo com que ele precise encontrar uma solução para o problema.
O primeiro filme de "Crônicas de Natal", retrata os desafios enfrentados pelos irmãos Kate (Darby Camp) e Teddy Pierce (Judah Lewis) na tentativa de salvar o Natal, depois de terem danificado o trenó do Papai Noel. Para isso, eles montam uma força-tarefa para fazer de tudo para entregar os presentes a tempo.
"O Feitiço do Natal" tem Kat Graham como protagonista e mostra a história da fotógrafa Abby, que tenta ser bem-sucedida na sua carreira. Mas, sua vida muda por completo após ela herdar um calendário mágico que parece prever o futuro.
Já em "O Príncipe do Natal", a repórter Amber (Rose McIver) se disfarça de tutora para poder descobrir os segredos de um príncipe que parece ser bem metido e playboy. Só que ela acaba se apaixonando pelo cara, dando origem à vários problemas.
Nesta animação, um jovem menino está acordado na véspera de Natal quando ouve um barulho fora da sua casa e, quando vai ver do que se trata, fica de cara com um trem com destino ao Polo Norte. Depois de ser convidado pelo condutor para embarcar, ele aceita a aventura.
Ainda há espaço para filmes de ação natalinos. Em "Duro de Matar", John McClane (Bruce Willis) vai se encontrar com sua esposa na empresa em que trabalha. Mas, durante a festa de Natal da firma dela, um grupo de terroristas sequestra dezenas de pessoas, dando trabalho ao detetive.
Também temos filmes de super-herói ambientados nesta época do ano. Em "Shazam!", Billy (Asher Angel) recebe de um mago o dom de se transformar em Shazam (Zachary Levi), um herói adulto, ao gritar a palavra: "SHAZAM!". A partir disso, ele se diverte com suas habilidades e precisa encarar grandes ameaças.
Clássico natalino, este longa conta a história de Buddy (Will Ferrel), um homem criado no Polo Norte que se transforma em um elfo. Depois de alguns conflitos em sua comunidade, ele parte para a cidade de Nova York, na tentativa de encontrar seu pai Walter (James Caan). Só que diferente do personagem principal, Walter não acredita no Papai Noel.
Após o próprio Papai Noel cair do telhado de sua casa, Scott Calvin (Tim Allen) aceita o pedido do bom velhinho para tentar salvar o Natal. Mas, ele logo percebe algumas diferenças em si mesmo, como o fato de estar engordando e ganhando barba, transformando-se no novo Papai Noel.
Rand Peltzer (Hoyt Axton) dá de presente para o seu filho Billy (Zach Galligan) um Mogwai, um ser bem diferente que exige diversos tipos de cuidados. O jovem fica encantando com o presente, mas não respeita as regras essenciais para ter um ser daqueles, o que faz com que o animal se multiplique de forma assustadora e as criaturas se revelem muito perversas, aterrorizando a cidade de Kingston Falls.
Erica Miller (Kat Graham) precisa decidir se uma base aérea no Pacífico será fechada para corte de custos ou não. Só que lá ela encontra o Capitão Andrew Jantz (Alexander Ludwig), um piloto apaixonado pelo Natal que tem o objetivo de entregar presentes e suprimentos para os moradores das ilhas vizinhas. Isso faz com que ela fique extremamente em dúvida entre vivenciar o espírito natalino ou deixar seu lado profissional que deseja ser promovida falar mais alto.
Neste longa, Emma Roberts é Sloane, uma jovem adulta que quer curtir sua vida de solteira. No período de Natal, ela sofre uma grande pressão para ter um par romântico. Então, neste ano, ela decide fingir estar com Jackson (Luke Bracey), um solteirão que foge de relacionamentos. E é claro que sentimentos inesperados começam a surgir entre eles.
Iris (Kate Winslet) escreve uma coluna sobre casamento para o Daily Telegraph, enquanto Amanda (Cameron Diaz) é dona de uma agência de publicidade especializada em trailers de filmes. Depois que as duas sofrem com desilusões amorosas, elas encontram um site especializado em intercâmbios de casas e decidem passar as festas de fim de ano longe de suas próprias moradias, dando origem à novos romances.
"A Origem dos Guardiões" é sobre o grupo mágico formado por Papai Noel, Fada do Dente, Coelho da Páscoa e Sandman. Tudo vai bem até que um espírito maligno denominado Breu começa a transformar os sonhos das crianças em pesadelos. Por isso, a Lua designa Jack Frost, um garoto invisível com o poder de controlar o inverno, como um novo guardião para ajudar a equipe. E nessa aventura, ele descobre muitas coisas sobre as crianças e sobre o seu passado.
O especial de Natal do Mickey é um dos que mais deixa o coração quentinho e traz o sentimento de nostalgia. Nele, Donald não curte as comemorações natalinas, enquanto Pluto tenta fazer seu filho acreditar no Papai Noel e Mickey e Minnie promovem um feriado com muito amor.