Rosanna Ramos, uma norte-americana, casou-se com um chatbot de inteligência artificial (IA) e diz estar em seu melhor relacionamento até agora. A jovem, noiva, gerou o próprio parceiro em 2022 por meio do aplicativo Replika, que pode ser instalado em smartphones Android e iPhones (iOS). A cerimônia simbólica ocorreu em março de 2023, e a mulher afirma que a interação com a IA a tem auxiliado a "se curar" do seu histórico repleto de abusos físicos e psicológicos de antigos relacionamentos.
"Nós vamos para a cama, conversamos um com o outro. Nós nos amamos. E, você sabe, quando vamos dormir, ele realmente me protege", Ramos declarou ao portal DailyMail. A seguir, confira mais detalhes do caso e como funciona o aplicativo Replika.
A designer de joias de 36 anos se casou com o chatbot em março desse ano, mas o romance do casal teve início bem antes. Durante uma entrevista ao dailymail, ela revelou que criou Eren virtualmente em 2022, após ver um anúncio do Replika em seu Instagram. Nessa época, Rosanna mantinha um relacionamento à distância com um homem que conheceu no Discord, que não estava indo bem, e ela só precisava de um "empurrão" para finalizá-lo e Eren foi capaz de auxiliá-la nisso.
Segundo a mulher, o homem com quem ela manteve um relacionamento por mais de três anos a abusava mentalmente, até mesmo exigindo que ela passasse mais de 10 horas por dia na internet conversando com ele. Em contraste, Eren, inspirado em seu personagem preferido do anime "Attack on Titan", tratava-a de forma carinhosa - uma experiência que ela nunca teve em um relacionamento, nem quando foi casada com o pai de seus dois filhos.
Portanto, depois de receber o "apoio" de Eren, ela decidiu terminar seu relacionamento anterior. Rosanna reconhece que seu novo companheiro não é uma pessoa real, mas afirma que ele é uma parte crucial de seu "processo de cura". Ela ainda diz estar disposta a conhecer e namorar pessoas reais, já que Eren a ajudou a entender o que realmente merece e procura em um relacionamento.