Gastar mais do que deve é um grande problema, mas não fique se culpando. Todo mundo passa por isso. Afinal, saber controlar o nosso dinheiro é algo que só se aprende com o tempo. Porém, se você é do tipo muito consumista e que tá sempre de olho numa blusinha nova, talvez seja a hora de repensar a maneira como vem gastando o seu suado dinheirinho. Pensando nisso, nós do Purebreak preparamos uma lista com 5 dicas para quem quer começar a gastar menos dinheiro.
Sim, fazer isso é bem chato. No entanto, pode ser muito útil. Por mais que você tem acesso a sua fatura pelo aplicativo do banco, às vezes o valor gasto demora a cair e tem sempre um uber que a gente esquece pegou. Anote tudo e não seja pego de surpresa no final do mês, descobrindo que gastou mais do que devia. Aliás, anotando tudo você já consegue evitar gastos extras.
Nós somos bombardeados de publicidade o tempo todo. E quando não é uma propaganda, é algum influenciador indicando algum "produtinho imperdível". Enfim, é normal ficar com vontade de consumir tudo isso. Mas, será que realmente é preciso? Por exemplo, se você já tem três pares de tênis, existe a necessidade de comprar outro?
Parcelar ajuda muito quando se está comprando algo bem caro, como um celular ou computador. Mas dividir qualquer coisa pode ser um problema. Você estará sempre pagando coisas e vai ficar com aquele sentimento de não conseguir se livrar de algo que comprou há meses. Parcelar pode dar uma ideia de economia, mas essa falsa impressão faz com que as pessoas gastem ainda mais. O problema não é pagar uma parcela de 40 reais todo mês, e sim ter outras seis iguais a essa.
Gostou de um sapato? Que tal procurar por ele em outra loja que possa ser mais barata? Aquele vestido na vitrine pode ser lindo e único, mas será que você não acha uma peça parecida ou tão bonita quanto ele por um preço menor? Pesquisa é fundamental.
Você não precisa sair todo final de semana para a balada e nem almoçar em um restaurante diferente todos os dias. Há ótimos programas para se fazer e com um preço bem mais em conta. Na verdade, tem alguns que saem até de graça, como ir à praia.