Dirigir é um marco na vida de muita gente, simbolizando a conquista da independência e liberdade. Antes mesmo de pensar em comprar seu primeiro carro, você precisa pensar no processo para conseguir a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que pode ser um pouco complicado e burocrático, deixando várias pessoas super confusas sobre onde começam, com quem falam, o que precisam pagar e afins.
Mas fica de boa, estamos aqui para te ajudar a entender o que você precisa para conquistar sua CNH.
Antes de tudo, verifique se você cumpre os requisitos básicos para a obtenção da CNH. No Brasil, por exemplo, você deve ter 18 anos ou mais, saber ler e escrever, possuir documento de identidade e CPF, estar em dia com as obrigações eleitorais (para maiores de 18 anos) e militares (para homens), além de possuir comprovante de residência.
O próximo passo é se inscrever em uma unidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) na sua cidade. Você precisará fornecer seus documentos pessoais e pagar uma taxa de inscrição. Após a inscrição, você será submetido a um exame médico e psicotécnico para avaliar se você está apto fisicamente e mentalmente para dirigir.
Depois de ser aprovado nos exames médico e psicotécnico, você será encaminhado para um Centro de Formação de Condutores (CFC) para um curso teórico de 45 horas/aula. Este curso abordará tópicos como legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros e mecânica básica de veículos. Após concluir o curso, você terá que passar por uma prova teórica.
Se passar na prova teórica, você começará o curso de direção veicular, que deve ter no mínimo 20 horas/aula. Depois do treinamento prático, haverá o temido exame de direção. Nesse exame, você precisará demonstrar habilidades básicas de condução e estacionamento.
Parabéns, se você passou no exame de direção, você é oficialmente um motorista habilitado! Sua primeira licença será a CNH na categoria B, válida por 12 meses. Essa é uma permissão provisória e, se você não cometer nenhuma infração grave ou gravíssima, nem ser reincidente em infrações médias durante esse período, receberá a CNH definitiva.