Criar uma rotina de skincare ajuda a melhorar a saúde da pele e ainda fortalece a autoestima de uma pessoa. Porém, muitas pessoas tem dificuldade em dar o start nesse cuidado por não saberem quais produtos devem ser usados e, principalmente, qual é a ordem correta. Os três itens que não podem faltar são: sabonete para rosto, hidratante facial e protetor solar. O sabonete é o primeiro da lista porque é ele quem vai fazer a limpeza da pele. Mas o que vem depois: hidratante ou protetor solar? O Purebreak te explica!
Antes de entender isso, é importante compreender qual é a função de cada produto. O hidratante leva esse nome porque ele é o responsável por justamente hidratar e nutrir a pele. O protetor solar, por sua vez, é uma barreira que protege a pele da ação dos raios UV. Mas afinal, qual é a ordem correta? O hidratante vem primeiro! Ele vai fazer com a sua pele receba a hidratação adequada antes da aplicação do protetor. Com isso, a pele ficará mais leve e confortável. O hidratante ainda vai ajudar a potencializar a ação do protetor solar. Portanto, lembre-se: primeiro o hidratante e depois o protetor solar!
Não se preocupe, pois isso não é o fim do mundo. O que vai acontecer é que a sua pele ficará menos protegida dos raios UV. Então, é só adicionar mais uma camada de protetor solar por cima do hidratante novamente. O excesso de produtos pode ser meio desconfortável, então a dica é, nesses casos, usar um protetor solar em spray. De qualquer forma, não se desespere! Agora que você já sabe qual é a ordem certa, não vai mais se confundir das próximas vezes!
Hoje em dia, já existem alguns hidratantes que vêm com o Fator de Proteção Solar (FPS), que é o responsável por proteger contra a ação dos raios UV. Isso quer dizer que eles substituem o protetor solar? Não exatamente. Por mais que o hidratante tenha FPS, sua espessura não é o suficiente para garantir que a pele esteja realmente 100% protegida. Você teria que passar várias camadas de hidratante para chegar na proteção que um protetor solar oferece. Além disso, o hidratante muitas vezes não é aplicado em todas as regiões do rosto, mas o protetor solar deve cobrir todos os centímetros da pele para oferecer uma proteção perfeita. Por isso, o ideal é apostar no hidratante e no protetor solar para garantir uma rotina de skincare completa e segura.