SM Entertainment é acusada de apropriação cultural após divulgação de merchandise do NCT U
Publicado em 11 de dezembro de 2020 às 19:45
Por Larissa Barros
Parece que as coisas estavam tranquilas no mundo do K-Pop, né? Pois a SM Entertainment está aí para provar o contrário! Depois de divulgar os produtos de divulgação do comeback do NCT U, com a faixa "Make a Wish (Birthday Song)", alguns internautas não gostaram nada do fato da empresa ter usado símbolos islâmicos e a acusaram de apropriação cultural. Entenda o que está rolando.
NCT U e SM Entertainment são acusados de apropriação cultural por "Make a Wish (Birthday Song)" NCT U e SM Entertainment são acusados de apropriação cultural por "Make a Wish (Birthday Song)"© Twitter, @NCTsmtown
BTS comemora indicação ao Grammy 2021 como "Melhor Grupo"
Grupo de K-Pop NCT U é acusado de apropriação cultural após usar símbolos islâmicos em itens de venda
Chungha, solista de K-Pop, é diagnosticada com COVID-19 e pausa produção de novo álbum
BTS é eleito "Artista do Ano" pela revista Time
Shawn Mendes fala como ansiedade atrapalhou relacionamento com Camila Cabello no início
Veja + após o anúncio

Quem conhece K-Pop, sabe que a maioria dos idols são super tranquilos e nunca se envolvem em polêmicas, o que nos deixa ainda mais surpresos quando alguma treta rola nesse meio. Pois foi o que aconteceu: treta. Dessa vez nós estamos falando da SM Entertainment, dona do NCT U, que se envolveu novamente em uma confusão envolvendo apropriação cultural. O MV de "Make A Wish (Birthday Song)" já havia sofrido algumas críticas logo depois de seu lançamento por conta de alguns símbolos utilizados na produção.

Agora os fãs estão cobrando a SM por colocar à venda objetos com símbolos islâmicos. Em meio a essa polêmica toda, algumas pessoas chegaram a comparar o cenário do clipe com um local sagrado na religião e agora o assunto voltou a aparecer depois que a empresa começou a vender os objetos de divulgação do grupo.

A hashtag #SMStopDisrespectingIslam apareceu no Twitter e os comentários exigiam respeito.

"Minha timeline está cheia de pessoas perguntando sobre a situação do NCT. Este é o novo produto deles, como você pode ver, eles usaram o design da mesquita e aquele pequeno cubo que é o Kaaba. Como cenário de performance eles fizeram isso e as pessoas falaram, mas eles não fizeram nada a respeito e agora isso", disse esse tweet:

É claro que teve muita gente que foi defender o grupo, dizendo que eles não utilizaram nada do Islã como inspiração e não rolou apropriação cultural em momento algum, mas que eles usaram outras influências, como a história do Alladin.

Mas e você, acha que os meninos fizeram mesmo apropriação cultural ou acredita que eles apenas utilizaram os elementos citados acima?

Palavras-chave
K-Pop Música Polêmica Entretenimento