Os serial killers estão mais proeminentes na mídia do que nunca. "O Zodíaco", de 2007, de David Fincher é lapidado como um diamante. A obra-prima de suspense de 2,5 horas está disponível na Netflix há algum tempo. Descubra aqui porque vale a pena o épico baseado em fatos reais.
Um assassino está à solta em São Francisco. Ele envia inúmeras dicas para um jornal comentando sobre os assassinatos. Esse é o chamado conhecimento do perpetrador, ou seja, informações que somente o próprio perpetrador pode ter. A equipe de jornalistas acredita nas cartas. O famoso jornalista Paul Avery (Robert Downey Jr.) e o reservado cartunista Graysmith (Jake Gyllenhaal) estão particularmente obcecados com o caso. O detetive Dave Toschi (Mark Ruffalo) e o advogado Melvin Belli ( Brian Cox ) se juntam a eles. Uma investigação de uma década começa.
David Fincher filmou "Zodiac" 12 anos depois de "Seven - os sete crimes capitais". Mas ao contrário de "Seven", "Zodiac" é baseado em assassinatos da vida real. O Assassino do Zodíaco matou cinco pessoas entre 1968 e 1969. Desde então, ele manteve a polícia e os verdadeiros fãs do crime ocupados. O Assassino do Zodíaco se tornou um mito e Fincher está trabalhando nisso.
Seu filme não é sobre o próprio assassino, mas sobre a mania que ele desencadeou. Os personagens de Robert Downey Jr. e Jake Gyllenhaal desmoronam em sua exaustiva busca por um fantasma. De novo e de novo eles parecem estar a apenas alguns centímetros da verdade antes que ela os iluda novamente. O filme atormenta seus personagens e seu público com incertezas até que o grandioso arrepio termine.
Um spoiler, mas de alguma forma não : Não há uma resolução clara no filme. No entanto, o caso nunca foi resolvido e é considerado um dos maiores mistérios da história criminal americana.