Durante entrevista para o Fantástico, Luciana Andrade e João Hadad, a mãe e o noivo da modelo Luana Andrade, revelaram que aprovaram a doação das córneas da influencer, que morreu após complicações no decorrer de uma lipoaspiração.
Na entrevista eles também falaram sobre possíveis dúvidas que poderiam ter tido a respeito da conduta dos médicos durante o procedimento de Luana, que decidiu pela cirurgia por causa do lipedema que tinha nas pernas.
A família autorizou a doação das córneas da influenciadora Luana Andrade. ❤️ #Fantástico pic.twitter.com/ar2Rw5moVV
- Brenno De Moura (@mbrenno_) November 13, 2023
Sobre os médicos, João foi direto em afirmar: "Acreditamos em tudo que nos foi passado naquele momento. Foi tudo muito transparente e de forma segura, que não houve questionamentos. O que nos passaram é que foi uma fatalidade. De uma coisa que a gente tem certeza, e é o que conforta, a Luana foi muito em paz".
Lipedema é uma condição crônica que se caracteriza pelo acúmulo anormal de gordura, geralmente nas pernas e, às vezes, nos braços. Esta distribuição desigual de gordura não é causada por excesso de peso ou obesidade, mas sim por uma questão de distribuição anormal de células de gordura. O lipedema é mais comum em mulheres e muitas vezes é confundido com o linfedema ou a obesidade simples.
Uma característica distintiva do lipedema é a dor ou sensibilidade ao toque nas áreas afetadas. A condição pode também levar a problemas como inchaço e dificuldade de movimento nas áreas afetadas. Até o momento, não há cura para o lipedema, mas existem tratamentos que podem ajudar a gerenciar os sintomas.