"Travessia" tem tudo para ser um grande sucesso. A novela que irá substituir "Pantanal" no horário nobre da Globo contará com Jade Picon no elenco, fazendo sua estreia como atriz, e reunirá grandes nomes da emissora, como Chay Suede, Lucy Alves, Romulo Estrela e os veteranos Giovanna Antonelli e Alexandre Nero, que reprisarão seus personagens de "Salve Jorge". O folhetim de Gloria Perez abordará crimes virtuais e a autora se inspirou em um caso de fake news da vida real para dar origem à trama.
Na história, Brisa (Lucy Alves) será vítima de deepfake. Um grupo de jovens, em Portugal, faz uma montagem de brincadeira que acaba afetando a vida da protagonista no interior do Maranhão. Ela será confundida com uma sequestradora de crianças, o que faz com que a mesma seja linchada. E o caso em que a trama foi baseada, que aconteceu com Fabiane Maria de Jesus, no estado de São Paulo, em 2014, foi ainda mais grave.
A dona de casa morreu espancada por vários moradores do Guarujá graças a um retrato falado que supostamente indicava que ela era uma sequestradora. "Veja o alcance e as consequências que uma 'brincadeira' dessa pode causar. No caso da Fabiane, não tinha nenhuma sequestradora sendo procurada. Alguém mudou de graça um retrato, e ao chegar em uma praça, alguém reconheceu a mulher porque tinha visto aquela foto no Facebook", explica Gloria ao G1.
A autora conta que o objetivo de trazer essa história é mostrar as possíveis consequências de uma atitude aparentemente inofensiva como essa. Além disso, Gloria também achou importante retratar como as pessoas aderem rapidamente ao linchamento.