O negócio militar é super lucrativo, por isso a SpaceX busca obter uma maior fatia com "Starshield"
Publicado em 24 de agosto de 2023 às 20:23
Por Larissa Barros
A SpaceX, a empresa aeroespacial fundada por Elon Musk, apresentou um novo serviço focado em "apoiar os esforços da segurança nacional". Estamos falando do Starshield, uma rede de satélites segura baseada na tecnologia do Starlink, mas que vai além dessa proposta comercial.
O negócio militar é super lucrativo, por isso a SpaceX busca obter uma maior fatia com "Starshield" O negócio militar é super lucrativo, por isso a SpaceX busca obter uma maior fatia com "Starshield"© Getty Images
A SpaceX mira o lucrativo mercado militar com seu novo projeto "Starshield"
Atrás de uma fatia do rentável setor militar, a SpaceX apresenta "Starshield"
Visando a lucratividade do segmento militar, a SpaceX lança sua iniciativa "Starshield"
Com "Starshield", a SpaceX entra em cena no próspero mercado militar
Veja + após o anúncio

O anúncio da SpaceX é o movimento mais recente da empresa para aproveitar o lucrativo negócio do setor militar. A empresa, por exemplo, assinou recentemente um acordo de 2 bilhões de dólares com a Força Aérea dos Estados Unidos para fornecer internet via satélite com o Starlink.

Starshield, um sistema projetado para uso governamental

A SpaceX também tem mantido conversas com o Pentágono, departamento que está considerando usar os serviços de satélite da empresa para manter as tropas americanas conectadas no Ártico. Agora, a empresa está dando um passo significativo para ampliar sua relação com o governo americano.

De acordo com o site oficial do novo serviço, Starshield terá três focos. Observação da Terra promete detectar e fornecer dados processados de reconhecimento diretamente aos usuários. Comunicações tem como objetivo oferecer comunicações globais seguras para usuários governamentais.

O ponto mencionado será apoiado pelo sistema de criptografia de dados já oferecido pelo Starlink. No entanto, o Starshield terá um nível superior para atender aos requisitos de operação em áreas de segurança nacional. Nesse sentido, usará uma camada criptográfica adicional de alta segurança para proteger "dados classificados".

Por fim, o Starshield foca em permitir cargas úteis. Graças ao seu design modular, explica a CNBC, os clientes poderão adaptar o satélite para integrar uma ampla variedade de elementos de hardware adicionais específicos para cumprir diferentes missões. Desta forma, os clientes poderão ampliar as capacidades do satélite para suas necessidades.

"O trabalho contínuo da SpaceX com o Departamento de Defesa e outros parceiros demonstra nossa capacidade de fornecer capacidade no espaço e em terra em larga escala", afirma a SpaceX, promovendo sua competência em oferecer serviços militares. No entanto, ainda não se sabe se a SpaceX já chegou a um acordo com o governo dos Estados Unidos.

Palavras-chave
Mundo Internacional Tecnologia