Sempre que vemos um filme onde um personagem quer ficar rico, ele vai atrás de algum tesouro ou cofre que contém uma grande quantidade de ouro. Afinal, esse metal é extremamente valioso e pode custar uma fortuna extraordinária. Porém, apesar de seu grande valor, o ouro não é o metal mais caro do mundo. Na verdade, ele não chega nem aos pés do verdadeiro campeão do ranking. Veja qual é o metal mais valioso que existe!
O metal mais valioso do mundo é o ródio. Talvez você nunca tenha ouvido falar dele, mas é porque ele realmente é extremamente raro. Além disso, seu uso não é tão comum em joias e outros objetos de que nós vemos com mais facilidade. Para você ter noção de quão valioso é o ródio, vamos compará-lo com o ouro. Uma pequena grama de ouro custa cerca de 67 dólares - o que já é um valor altíssimo. Porém, uma grama de ródio custa em torno de 144 dólares. Ou seja: um valor completamente absurdo! Além disso, o ródio é bem mais raro, o que faz aumentar seu preço. Segundo a Royal Society of Chemistry, a ocorrência de ouro na crosta terrestre é de 0,0013 partes por milhão, enquanto a do ródio é de 0,000037 ppm. Isso significa que é muito mais difícil encontrá-lo na Terra.
O ródio é um metal do grupo platina. Na tabela periódica, é identificado pela sigla Rh e se encontra no grupo dos metais de transição. A descoberta do ródio aconteceu em 1803, quando o químico William Hyde Wollaston encontrou uma amostra de platina. Dessa amostra, ele descobriu o paládio, mas percebeu que sobrou um pózinho vermelho. Esse pó é o ródio. O nome do metal significa "rosa" em grego, fazendo uma referência a cor avermelhada que ele possui. Porém, normalmente encontramos o ródio em estado sólido, quando passa a ter uma cor prateada.
O ródio tem uma característica muito única que é a de não interagir com o oxigênio. Isso significa que ele consegue resistir bastante à corrosão. Por causa do seu elevado ponto de fusão, ele também aguenta temperaturas extremamente elevadas. Graças a essas propriedades, o ródio é amplamente utilizado em catalisadores de carros, em aviões e em fios de alta resistência. Você pode estar se perguntando se também existem joias de ródio, assim como as de ouro. Até existem, mas, nesses casos, o ródio normalmente se encontra em ligas metálicas, ou seja, associado a outros metais. Por isso, seu uso mais comum continua sendo nos catalisadores.