Os críticos de cinema não são - nem nunca foram - donos da razão. Não é raro um filme ser massacrado por "profissionais", mas muito elogiado pelo público, batendo recordes de bilheteria. Isso pode ser explicado por vários motivos! De olhares diferentes sobre a mesma obra até mesmo intenções distintas na hora de assistir ao filme.
Por exemplo, temos aqueles filmes ótimos para te fazer refletir e repensar todos os conceitos de certo e errado. Mas também existem longas que são ideais para nos fazer rir de bobeira, nos apaixonarmos ou, ainda, ficarmos emocionados com cenas de luta - nada além disso.
Como parte da crítica intelectual ainda não sabe apreciar esse tipo de obra (azar o deles), é comum que a opinião dos "profissionais" e do público seja diferente. O Purebreak separou 8 títulos que foram injustiçados pelos críticos, mas que a gente ama mesmo assim. Confira!
Apesar de ser um grande vilão no universo do "Homem-Aranha", o filme de Venom, de 2018, estrelado por Tom Hardy, não fez muito sucesso entre os críticos. Na época, veículos avaliaram o título como "esquecível", mas alguns fãs do MCU ficaram satisfeitos com o resultado e com a visão diferenciada que o filme trouxe no meio de tantas obras de super-heróis. No site de avaliação Rotten Tomatoes, os críticos registrados deram 30% de 100%, enquanto o público geral avaliou com incríveis 81%!
Assim como tantos títulos com foco no romance e no público feminino, a adaptação de "Crepúsculo" recebeu muitas observações negativas. E não teve quem se salvasse do olhar da crítica, do roteiro às atuações. Mas nem precisa dizer que os fãs amaram e foi um grande sucesso! Nos dias de hoje, Kristen Stweart, que foi tão massacrada pela atuação como Bella, concorre ao Oscar de Melhor Atriz em 2022. O mundo capota!
Eu digo "clássico" e você pensa em quê? "As Branquelas". Brincadeiras à parte, o filme de comédia de 2004 em que dois policiais negros (Marlon e Shawn Wayans) fingem ser duas meninas brancas e podres de ricas conquistou gerações. Seja pela música "A Thousand Miles" ou a dança de Terry Crews - o filme fez muito sucesso para o público.
Enquanto "profissionais" do Rotten Tomatoes deram 15% para "As Branquelas", o público avaliou como uma boa comédia - com mais de 55% de aprovação. É claro que, atualmente, vale assistir com uma visão atenta em relação a algumas piadas racistas e machistas, né?
Nem Zendaya e Zac Efron foram suficientes para amolecer o coração dos críticos do site, que deram apenas 57% para o longa. Em si, não é uma nota ruim, mas sem dúvidas o público gostou muito mais, avaliando com 86% de aprovação. O musical "O Rei do Show" tem de tudo um pouco - romance, conflitos, mistério e aquelas canções que ficam na cabeça o dia todo. Inclusive, "This is Me" concorreu ao Oscar em 2017. Merecia mais destaque da crítica, né?
Muito antes de Camila Cabello arrasar em sua adaptação de "Cinderella", Hilary Duff entregou tudo em nova versão do conto de fadas. No filme, o rapaz encontra a amada com base nas músicas baixadas em uma espécie de pendrive. Tem algo mais anos 2000 do que isso? No Rotten Tomatoes, o longa foi massacrado pelos críticos, recebendo apenas 12% de aprovação, já o público geral curtiu a proposta, dando 53% de aproveitamento.
Isso pode ser um choque para você, mas nem todos são fãs de "O Diário de uma Princesa", filme que colocou Anne Hathaway no estrelato. A história, que também é uma adaptação de livro, fala sobre Mia, uma jovem de 16 anos excluída na escola que descobre que é herdeira de um reino. Menos da metade dos críticos aprovaram o longa, mas a aceitação no público superou a casa dos 60% - mostrando que tem gosto para tudo, não é mesmo?
Amanda Bynes foi atriz mirim e, quando mais velha, participou de vários filmes de sucesso. Um deles é "Ela é o Cara", em que finge ser um homem para entrar no time de futebol que não aceita meninas. Quase um "Mulan" contemporâneo. Apesar da atriz protagonista ter tirado o rosto dos holofotes anos depois, o filme foi aprovado por quase 80% do público. Já a crítica, deu nota abaixo da média para o longa.
O sucesso de "Abracadabra" é tanto que o filme vai ganhar continuação, quase 30 anos depois. No novo longa, a história vai se repetir e o trio de irmãs bruxas vai retornar, agora no século XXI, com tecnologias ainda mais diferentes. Apesar de só ter agradado 38% dos críticos do site, o público amou e conquistou uma nota geral de 71%. Não à toa a Disney investiu no enredo mais uma vez, né?
São tantos filmes injustiçados, que nem cabem todos na lista!