Se você entrou no Instagram durante a semana, com certeza percebeu que havia um destaque diferente entre os Stories, né? A rede social criou uma pacote de figurinhas para celebrar o Ramadan, um feriado mulçumano bastante sagrado. O objetivo da plataforma, que já havia repetido o mesmo feito durante o Ano Novo Chinês com a aba "Ano do Boi", era não só prestar uma homenagem, como também compartilhar conhecimento sobre a data.
Mas, não foi bem isso que rolou. Usuários de outros países começaram a usar as figurinhas do Ramadan apenas para se destacar no Instagram e conseguir mais engajamento por conta da visibilidade oferecida pela plataforma. Com isso, ao clicar no destaque do Ramadan, era possível encontrar gente utilizando a ferramenta para divulgar seu próprio conteúdo, fazendo stories do dia a dia e até biscoitando, o que acaba sendo bastante ofensivo também, né?
Ramadan é o nono mês do calendário islâmico, que se tornou sagrado porque foi neste período em que o Alcorão Sagrado foi compartilhado. Então, quando chega essa época, os muçulmanos tiram um tempo para elevar a sua fé, através de muita reflexão e também purificação do corpo, mente e espírito.
Quando chega o período, os muçulmanos praticam um dos cinco pilares da sua religião, o jejum. Para quem é do Islamismo essa é uma prática muito importante porque, entre muitas coisas, também representa a igualdade, já que todos passam pelo mesmo processo independente da sua classe social.
Do nascer até o pôr do Sol, a comunidade não consome nenhum tipo de alimento sólido o líquido. Em entrevista à GQ Brasil, Ali Zoghbi, vice-presidente da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (FAMBRAS), explicou que também é preciso fazer um "jejum" de más intenções. Ou seja, suas atitudes precisam ser "positivas, éticas e harmoniosas".
O feriado dura cerca de 30 dias, mas como o calendário islâmico é baseado no ciclo lunar, o seu início nunca é em uma data específica, mas é sempre durante o nono mês do ano.
Em entrevista à Vogue, a influencer Shadia Mohamed Ali Al-Salamah explicou que no Islã sempre se incentiva a prática de boas ações e que isso ganha mais força durante o período do Ramadan. "Por ser o mês da revelação do alcorão, é reforçado ainda mais. O Ramadan em si não se limita na abstenção de comida e bebida; além disso, deve-se ter a abstenção de ações, práticas e pensamentos ruins, seja um mal particular ou social. É considerado o "mês do perdão" como se Deus fechasse as portas do inferno e abrisse só as do paraíso", explicou.
Ou seja, só com essas poucas informações já é possível perceber como estamos falando de um feriado simbólico e muito importante. Por isso que o uso da sua figurinha no Instagram para postar selfie pode soar bastante desrespeitoso. Se você continua interessado em saber mais sobre o Islamismo, o Purebreak separou seis perfis de influenciadoras muçulmanas que debatem sobre esse assunto e outras questões frequentemente.
Mariam Melhem
Mariam Chami
Hyatt Omar
Shadia Mohamed Ali Al-Salamah
Fabiola Oliveira
Shakila Ahmad