A pandemia do coronavírus não só interrompeu shows e produções, como também afetou a dinâmica de vários eventos a longo prazo. O Oscar 2021 não escapou dessa. Na última segunda (15), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou a nova data da cerimônia. Dessa vez, o evento acontecerá mais tarde, no dia 25 de abril. Com isso, filmes lançados até fevereiro do próximo ano poderão concorrer às categorias. A lista dos indicados, portanto, será liberada mais tarde, apenas em março.
Segue o calendário divulgado pelo perfil oficial da Academia:
- Prazo de elegibilidade dos filmes à premiação: 1 de janeiro de 2021 a 28 de fevereiro de 2021
- Anúncio da lista prévia dos indicados: 9 de fevereiro de 2021
- Anúncio da lista completa dos indicados: 15 de março de 2021
- Oscar: 25 de abril de 2021
- Abertura do museu da Academia: 30 de abril de 2021
Anteriormente, o Oscar 2021 estava previsto para 28 de fevereiro. Ainda não foi divulgado se a cerimônia terá plateia, como todo os anos. Em abril, a Academia liberou uma lista de novas regras sobre quais filmes estariam aptos à concorrer. Isso porque devido ao fechamento das salas de cinema no mundo todo, produções de streaming passam a concorrer nas categorias principais. Vale lembrar que, dependendo da resposta dos países à pandemia, tais regras podem sofrer alterações.
As mudanças também preveem uma diminuição no número de categorias. Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som agora serão uma só, reconhecendo editores e mixers. Assim, o Oscar 2021 terá 21 ao invés de 23 categorias. Além disso, todos os membros da Academia poderão votar nas preliminares da categoria Filme Internacional.
Continue ligado(a) no Purebreak que qualquer novidade a gente te conta!