O ator Peter Dinklage, que ficou mundialmente conhecido por interpretar Tyrion Lannister na série "Game of Thrones" criticou o live-action de "Branca de Neve e os sete anões" que está sendo produzido pela Disney e deve estrear nos cinemas nos próximos anos. De acordo com o astro portador de nanismo, não faz sentido a empresa escalar uma atriz com ascendência latina para viver a protagonista, mas seguir contando a história que estereotipa pessoas com nanismo.
Ao podcast "WTF with Marc Maron" , do comediante Marc Maron, Dinklage falou bastante sobre o preconceito contra pessoas com deficiência e como isso afeta o ator. Ele, então, chegou a mencionar o live-action de "Branca de Neve e os sete anões", para falar sobre como o estúdio apresenta avanços em algumas pautas sociais - como a escolha de Rachel Zegler como protagonista, sendo uma atriz de descendência latina -, e em outras não, por seguir contando uma história bem problemática em relação aos anões que ajudam a princesa.
"Literalmente sem querer ofender ninguém, mas fiquei um pouco surpreso quando eles se mostraram tão orgulhosos de escalar uma atriz latina como Branca de Neve", revela o ator. "Você ainda está contando a história de 'Branca de Neve e os Sete Anões'. Dê um passo para trás e olhe para o que você está fazendo. Isso não faz sentido para mim."
Ainda apontando os problemas de seguirem retratando pessoas com nanismo de forma estereotipada, Peter Dinklage critica o progressismo seletivo da Disney em relação aos seus filmes. "Você é progressista de uma maneira e ainda está fazendo essa história atrasada sobre sete anões vivendo juntos em uma caverna. O que diabos você está fazendo, cara?", questiona.
Além disso, o ator compartilhou dúvidas sobre sua própria luta anticapacitista vendo problemas como esse passarem despercebidos até hoje em dia. "Será que eu não fiz nada para que a minha causa avançasse? Acho que não gritei alto o suficiente. Eu não sei qual estúdio está envolvido, mas eles estavam tão orgulhosos disso."
Sem querer direcionar ódio para a protagonista de "Branca de Neve e os sete anões", o astro de "Game of Thrones" ressalta: "Todo amor e respeito à atriz [Rachel Zegler] e a todas as pessoas que acharam que estavam fazendo a coisa certa, mas eu fiquei tipo: 'O que você está fazendo?'."
Na história original, Branca de Neve foge de sua madrasta, que quer matá-la por ter inveja da sua beleza. Então, a princesa acaba indo parar no meio da floresta, onde encontra sete anões, criaturas curiosas e pequenas que se comportam como crianças e parecem seres quase místicos.