Se você leu esse título e não entendeu do que estamos falando, calma que a gente te explica! O termo "Pitch" se tornou conhecido no mundo empresarial e costuma ser usado para apresentar uma oportunidade de negócios para possíveis investidores ou clientes. Com a popularização da técnica, ela acabou sendo aplicada pra outras áreas, como a de entrevistas de empregos e processos seletivos em geral.
E, pra te preparar para conseguir a vaga dos seus sonhos, nós resolvemos trazer aqui uma explicação do que é pitch e também te ensinar a elaborar um perfeito para o seu objetivo. Lembrem-se: a entrevista começa antes de você estar de frente com o recrutador, pois é necessário se preparar com antecedência e saber exatamente o que você quer apresentar.
O que é "Pitch"?
É uma apresentação que dura em média 3 a 5 minutos e tem como objetivo mostrar para recrutadores que você é a melhor escolha para aquela vaga específica. Ele deve ser objetivo, criativo, original e feito da forma mais natural e autêntica possível, para que você prenda a atenção e os convença de que você é a pessoa que estão procurando.
Pra que serve o "Pitch"?
O objetivo é mostrar para o entrevistador o máximo de informações possíveis sobre as experiências que você viveu, além das tradicionais características pessoais, para comprovar que você tem o que é necessário para a oportunidade apresentada.
Como elaborar um "Pitch" perfeito?
O ideal é que você divida seu pitch em três partes, para que possa falar de você e dos principais projetos que se envolveu, seja profissionalmente, na sua jornada acadêmica ou até hobbies de forma sucinta e objetiva.
1. Quem é você e qual é seu histórico profissional?
Para começar, diga quem você é com informações básicas, como nome, idade e o que faz. Depois, fale sobre suas habilidades conquistadas na vida profissional e áreas de interesse. Destaque sempre seus pontos fortes!
2. Por que você é a melhor escolha?
É nesse momento que você precisa especificar e enaltecer as experiências que mais se adequam à vaga que está se candidatando, pois elas mostrarão que você tem um background e expertise para assumir aquele posto. Lembre-se sempre de manter tudo objetivo e mais direto ao ponto possível.
3. O que você quer?
É aqui na parte final que todo seu preparo de discurso e pesquisa antes da entrevista vai valer a pena! Porque nela você vai trazer o resultado da sua reflexão e dizer porque aquela é a vaga que você merece conseguir e o que espera que a empresa possa acrescentar à sua vida profissional. E nem precisar demorar muito, em poucas palavras você é capaz de conseguir resumir seu objetivo e o que ganhará dessa experiência.
Não se esqueça nunca de que sua naturalidade e e originalidade são essenciais para que o seu pitch dê certo na entrevista de emprego. Outra dica importante que a gente vai dar é: ensaie seu discurso um milhão de vezes até se sentir seguro o suficiente para não travar no momento de encontrar o recrutador. Também é bom buscar opiniões de amigos, familiares e pedir um feedback honesto para que você controle a repetição de palavras e alguns vícios de linguagem que possa ter e não percebeu. Boa sorte e arrase!