Você sabe dizer quais dessas sentenças são verdadeiras quando o assunto é HIV e AIDS?
Publicado em 1 de dezembro de 2020 às 15:34
Por Purebreak
Em 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Combate à AIDS. Apesar de já termos evoluído bastante nessa discussão, é sempre importante trazê-la de volta já que ainda existem muitas dúvidas e sempre tem algum jovem iniciando sua vida sexual e que precisa de informação. Pensando nisso, preparamos um quiz de Verdadeiro ou Falso para testar os seus conhecimentos.
Quando o assunto é HIV e AIDS, você sabe dizer se essas sentenças são verdadeiras ou falsas? Quando o assunto é HIV e AIDS, você sabe dizer se essas sentenças são verdadeiras ou falsas?© Getty Images
Veja + após o anúncio

De acordo com os dados da UNAIDS, projeto criado pela ONU para combater a AIDS, 28 milhões de pessoas mundo vivem com HIV. E apesar de 25,4 milhões fazerem o acompanhamento e seguirem o tratamento adequado, ainda existem cerca de 12,6 milhões de pessoas que não estão se cuidando da maneira devida. É justamente por isso que o Dia Mundial de Combate à AIDS se torna fundamental, ainda há muitas questões que precisam ser entendidas e até mesmo explicadas. Pensando nisso, preparamos um teste de Verdadeiro ou Falso para descobrir se você está bem informado sobre o assunto.

Ainda de acordo com os dados da UNAIDS, temos no Brasil 900 mil pessoas com HIV. 766 mil já foram diagnosticados e 594 mil estão fazendo o tratamento. Atualmente é de 554 mil o números de indivíduos que não transmitem mais o vírus. Parecem bons números, né? Porém, o assunto fica preocupante quando nos damos conta que ainda existem 135 mil brasileiros que possuem HIV e não sabem. Por isso é importante conscientizar a população sobre essa situação, já que fazer o exame é o passo principal para cuidar da sua saúde.

Prevenção

Para evitar a transmissão, existem algumas maneiras de se prevenir e a PrEP (Prevenção Pré-Exposição) é uma das mais populares da atualidade. A PrEP nada mais é do que o ato de consumir os antirretrovirais (medicamentos usados para combater o HIV) mesmo sem o vírus, fazendo com que o corpo crie uma proteção. A PEP (Prevenção Pós-Exposição) é o ato de tomar esse medicamento após uma possível exposição nas últimas 72h. Mesmo que esses métodos apresentem uma boa eficácia, o uso de camisinha segue sendo fundamental. Afinal, é o preservativo que te protege de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Palavras-chave
Mundo Política Quiz Teste