Brasileires que somos, fomos criades com esse grande formato audiovisual que mais marcou a televisão brasileira: a novela. Com tramas riquíssimas e abordando vários assuntos sociais importantes, elas contam com elementos específicos e geraram toda uma tradição. Personagens icôniques chegaram a ganhar filmes próprios, recebemos reconhecimento internacional e até faturamos prêmios no Emmy. Teve história que até recebeu continuação, como uma série de TV mesmo.
Nós sabemos que elas são muito amadas e exigem toda uma equipe para poderem dar certo. Então, em sua homenagem, te desafiamos a criar uma novela, utilizando todos os seus elementos essenciais. No final, indicaremos uma família das séries, minisséries ou novelas brasileiras que mais tem a ver com você.
Séries e novelas brasileiras com famílias marcantes
"Catuca pai, catuca mãe, catuca filha, eu também sou da família, também quero catucar"! O hino de abertura de "A Grande Família" realmente foi um marco na TV brasileira. Mas a família de Dona Nêne (Marieta Sever), Lineu (Marco Nanini), Tuco (Lúcio Mauro Filho), Bebel (Guta Stresser) e Agostinho (Pedro Cardoso) não é a única que fez história. Marcante por seu jeito bem humorado de lidar com as encrencas geradas, principalmente, por Agostinho, a série mostrava uma família de classe média baixa lidando com muitas brigas e confusões do dia a dia.
"Toma Lá, Dá Cá" seguia um modelo parecido, no qual a família composta por Mário Jorge (Miguel Falabella), Celinha (Adriana Esteves), Copélia (Arlete Salles), Isadora (Fernanda Souza), Rita (Marisa Orth), Arnaldo (Diogo Vilela), Adônis (Daniel Torres) e Tatalo (George Sauma) vivia em um prédio e sempre arrancava gargalhadas do público com suas complicações da rotina. Os seus vizinhos e Bozena (Alessandra Maestrini) ainda traziam novidades a cada episódio.
Já em "Império", o Comendador (Alexandre Nero) é pai de três filhos com Maria Marta (Lilia Cabral). Eles são: Maria Clara (Andreia Horta), João Lucas (Daniel Rocha) e José Pedro (Caio Blato). A trama gira em torno dos dramas familiares do grupo, que é dono de uma grande empresa de joias.
"Avenida Brasil", por outro lado, foi um sucesso de audiência ao mostrar a grande rixa entre Nina/Rita (Débora Falabella) e Carminha (Adriana Esteves). Essa última se casou com Tufão (Murilo Benicio) e tinha dois filhos: Jorginho (Cauã Reymond) e Ágata (Ana Karolina). A família ainda tinha Monalisa (Heloísa Périssé), Max (Marcello Novaes), Muricy (Eliane Giardini) e Leleco (Marcos Caruso), em uma formação bem disfuncional e com altos e baixos.
E "Éramos Seis" apresentou a tradicional família Lemos, que Lola (Gloria Pires) precisou comandar após a morte de seu marido Julio (Antonio Calloni). Juntos, tiveram Carlos (Xande Valois/Danilo Mesquita), Alfredo (Pedro Sol/Nicolas Prattes), Julinho (Davi de Oliveira/André Luiz Frambach) e Isabel (Maju Lima/Giullia Buscacio), com personalidades bem diferentes.