Seja por conta de um livro incrível que te fez perder interesse em qualquer outro até superá-lo ou por uma obra ter sido tão cansativa, monótona e extensa que fez com que você desistisse das próximas leituras, todos os leitores de verdade já passaram por uma ressaca literária. Sintomas comuns dessa condição são o desinteresse em começar novos livros, dificuldade em se concentrar e se sentir saturado do mundo da literatura.
Isso é supernormal e acontece com qualquer um. A gente sabe que as histórias mexem fortemente conosco, mas isso não pode ser motivo para desistir de uma prática que faz tão bem. Vem com a gente conferir essas dicas para superar a ressaca literária.
Como uma boa sessão de terapia, às vezes lidar com algum assunto somente por conta própria não resolve. Colocar para fora seus sentimentos sobre a última leitura ajuda a tirar este peso sobre seus ombros e também clareia muitos pensamentos. Em muitos casos, ao falar sobre algum assunto, realmente entendemos como nos sentimos e fica mais fácil achar uma solução para superar a ressaca.
E, mesmo que ela ainda continue, pelo menos é bom dar esse tipo de adeus a um livro que teve tanto impacto.
Quando gastamos muito dinheiro em alguma obra ou então depositamos muitas expectativas no momento em que a compramos, costumamos a nos forçar a lê-la, independente da nossa vontade. A leitura tem que ser algo prazeroso, senão não rola. Sejamos honestos, ler um livro por obrigação é o mesmo que pedir para ele ser odiado. Por isso, se você já tentou passar das primeiras páginas de alguma história e mesmo assim não sentiu vontade de continuar, permita-se desistir!
Tá tudo bem a gente deixar para lá coisas que não fazem sentido para a nossa vida no atual momento ou por simplesmente não parecer ser tão bom quanto achávamos que seria. Desistir não está só liberado, como pode ser uma das maiores soluções para voltar com o hábito de leitura.
Muita gente tem dificuldade com essa dica, mas ela pode ser bem útil para outras pessoas. Vai de cada um. Por mais que ler mais de um livro ao mesmo tempo possa parecer gerar algum tipo de confusão, há muitos leitores que se divertem fazendo isso. Assim, você não vai precisar focado só naquela história que começou e pode mergulhar na obra que tiver vontade na hora.
Se achar que pode acabar misturando as tramas e se esquecendo dos personagens, tente começar com um passo de cada vez. Dois livros já são o suficiente para você não se enjoar de um logo de cara e poder ter mais prazer lendo.
Hoje em dia está super na moda assinar caixas literárias ou participar de clubes de assinatura de livros. No geral, o esquema é o seguinte: todo mês uma nova encomenda chega e, na maior parte dos casos, não é você quem decide qual a história. A curadoria é feita de forma muito especial pela própria empresa. Sabemos, parece meio esquisito receber uma obra que nem sabe se quer ler. Mas, ao decidir fazer isso, você pode encontrar muitas tramas diferentes e de vários autores desconhecidos. Além disso, muitas pessoas vão estar lendo também, então você pode fazer parte de uma comunidade para discutir as leituras, expressar-se e compartilhar seus sentimentos.
Todo mundo tem um "comfort book". Isto é, aquele livro que você já conhece a história de cor e mesmo assim sente prazer ao lê-lo e relê-lo quantas vezes for. É realmente confortável, afinal, você sabe quais os destinos dos personagens e conhece bem a escrita do autor.
Às vezes, só um romance bem aconchegante e que desperte memórias agradáveis para fazer a gente voltar a ter prazer na leitura. É uma das melhores maneiras de superar uma ressaca literária!
Talvez você esteja consumindo o mesmo gênero, autor ou formato de livro há muito tempo. Isso realmente faz a gente ficar um pouco estagnade, porque tudo pode acabar virando mais do mesmo. Por isso, é legal tentar dar atenção a coisas bem diferentes das quais você está acostumade.
Por exemplo, já experimentou ouvir um audiobook? Ou então, ler poemas, crônicas... tem muitas formas e gêneros diferentes de histórias hoje em dia. Até alguma fanfic pode ser melhor para você neste momento do que algum romance. Outra dica é procurar obras menores, mais finas, que podem ser lidas de modo mais rápido e sem muita dor de cabeça.
Para poder retornar com tudo, tente fazer uma meta de páginas para serem lidas por dia. Ter um pouco de disciplina e mais organização pode vir a calhar quando só a vontade de ler não é o suficiente. Também é interessante ver quais os horários do seu dia estão disponíveis para a leitura.
E, por fim, às vezes o que resta é esperar mesmo. A ressaca pode ser sua mente te avisando que precisa de um descanso dos livros. Deixar para lá o mundo da literatura e assistir filmes, séries, ouvir músicas e desenvolver outros hábitos pode ser a melhor coisa a se fazer no momento. Nem sempre estamos realmente animades para ler e tentar fazer outras coisas ajuda a trazer o ânimo de volta.
Permita-se a descansar um pouco e relaxe. Alguma hora o livro perfeito vai te encontrar e você vai morrer de vontade de voltar com tudo para a leitura.