A leitura nos ensina, anima, incentiva a imaginação, a interpretação de texto, preenche o tempo ocioso e ainda é uma maravilha! Ler realmente é uma atividade para qualquer hora e nesta sexta (23) comemoramos o Dia Mundial do Livro, o que com certeza merece um espaço especial aqui, já que amamos o assunto! Você provavelmente deve conhecer várias obras literárias internacionais, principalmente aquelas que foram adaptadas para o audiovisual, né? Por isso mesmo, decidimos trazer livros brasileiros como sugestões para leituras incríveis e, de quebra, você ainda apoia esses autores que estão tentando levar o trabalho à frente sempre mais e mais por aqui. Um livro já até foi para as telinhas e conquistou sucesso por lá também! Vem conferir a lista para saber qual é!
1. "Cartas de uma Fã Desesperada" - Julia Braga
Quem nunca pensou em mandar uma mensagem para aquele cantor famoso que te tira seu fôlego e - mais importante - ainda receber uma resposta? No livro de Julia Braga, a jovem Bianca tem certeza de que a estrela da música Athos Pascal é sua grande paixão, como uma alma gêmea. Ela resolve enviar uma carta se declarando a ele, mas recebe uma resposta bem curiosa que leva a história para outros rumos. A leitura é daquelas que você passa páginas e páginas, mas nem percebe.
2. "Querido Ex" - Juan Jullian
Já no romance de Juan Jullian, o problema é justamente a fama do namorado, ou melhor, ex-namorado. O protagonista assiste seu antigo companheiro se apaixonar em rede nacional num programa de reality show e resolve escrever cartas para descontar a raiva. Esse formato, inclusive, é inspirado em uma história que você já deve conhecer: o livro de Stephen Chbosky que depois virou filme, "As Vantagens de Ser Invisível". Ao relembrar os momentos do casal, o jovem percebe que passou por um relacionamento abusivo e outras questões sobre a homossexualidade de um menino negro começam a ser exploradas também. O livro ficou 100 dias interruptos no 1º lugar entre os mais vendidos na categoria LGBT da Amazon.
3. "Bom Dia, Verônica" - Ilana Casoy e Raphael Montes
A história policial brasileira de Ilana Casoy e Raphael Montes rendeu uma série de sucesso no catálogo da Netflix, com novos personagens e algumas adaptações. A trama começa quando Verônica presencia duas situações intrigantes em um mesmo dia: o suicídio chocante de uma jovem e a ligação anônima de uma mulher que clama por sua vida. A policial resolve confiar em suas habilidades investigativas e se aprofunda nos casos para descobrir o que está por trás deles. Ao contrário do que pensava, as duas situações a levam para o lado mais sombrio do homem, contando com reviravoltas e rumos inesperados. É uma obra surpreendente e bem forte!
4. "Quinze Dias" - Vitor Martins
Todo mundo gosta de férias, mas, para Felipe, elas representam também a oportunidade de finalmente passar uns dias longe dos colegas de classe que o maltratam. Ele está pronto para maratonar suas séries prediletas, ler seus livros e curtir os dias de julho fora da escola. Mas claro que o livro não seria essa calmaria toda, né? A mãe do menino avisa que vai hospedar seu vizinho Caio enquanto os pais dele viajam por longos quinze dias. O problema é que Caio foi aquela paixonite de infância de Felipe e, sendo uma pessoa bem insegura e sabendo lá no fundo que ainda rola um sentimento, nosso protagonista não sabe como interagir com o novo hóspede. Será que o romance vai rolar ou a história vai ser só decepção?
5. "Olhos D'Água" - Conceição Evaristo
"Olhos D'água" foge um pouco da proposta de histórias mais leves e românticas adolescentes, mas é, sem dúvidas, um dos livros mais importantes para entender os dramas do Brasil de forma bem literária. A célebre escritora Conceição Evaristo apresenta contos com diferentes mulheres brasileiras, contando as dificuldades com a pobreza e a violência. São mães, filhas, avós, irmãs e também homens que aparecem nas histórias nos fazendo refletir sobre os dilemas sociais vividos aqui no país. Para quem gosta de uma linha poética, o livro junta drama e realidade de uma maneira incrível e bem original. É para refletir e se emocionar!
6. "Alice e o Vestido de Noiva (quase) Assombrado" - Bianca da Silva
Quem tem o sonho de se casar, sabe como os preparativos ficam na cabeça antes mesmo do momento chegar. Alice, a protagonista do livro, é uma dessas! Ela encontra o vestido de noiva perfeito e decide que vai comprá-lo, mesmo sem ter planos concretos de "juntar as escovas" com a namorada. A roupa, no entanto, vem acompanhada de um fantasma que, pior ainda, traz um desafio que deve ser cumprido para que a jovem possa usar o vestido. Que situação, né?
7. "Batom Vermelho" - Andresa Rios
Andresa Rios escolheu uma história bem conhecida para sua protagonista: Nina Westland é uma jovem rica que mora em Los Angeles e conta com a ajuda de sua melhor amiga para viver as aventuras da adolescência. Ah, ela também escolhe a cor do batom que vai usar de acordo com o humor que está no dia. Cheia de manias! A menina, que já gosta de alimentar paixões platônicas na mente, se interessa pelo novo aluno gato da escola, Edward Lee, e conta com todos esses apoios da vida, inclusive da amiga, para colocar seus planos mirabolantes em prática.
8. "Poeira Interestelar" - Lovely Loser
Histórias de bad boys podem ser ótimas, ainda mais quando o personagem se revela mais sensível do que parece. Kane Cowan está sempre aprontando e é considerado até meio perigoso pelas pessoas da cidade. Elas nem imaginam que ele tem uma paixão secreta super fofa e ainda por cima é fissurado no assunto astronomia. Como isso pode ter alguma relação? Só lendo o conto, que é bem curtinho e leve, deixando aquele gostinho de quero mais.
Menção honrosa: "Tudo Por um Pop Star" - Thalita Rebouças
Como nossa intenção era apresentar autores brasileiros, o livro de Thalita Rebouças "Tudo Por um Pop Star" não entrou para a lista. Mas, sabendo do sucesso e da nostalgia que ele gera em muitas pessoas, resolvemos citá-lo aqui para mandar aquele toque a quem ainda não leu a obra. O tema principal dessa história de aventuras são o amor e a loucura de fãs que vão atrás de seus ídolos e acabam se metendo em várias confusões por isso. Quem nunca, né? No livro, porém, essa situação acaba saindo demais do controle.
A história de Manu, Gabi e Ritinha - o trio de amigas que protagoniza o livro - virou um filme estrelado por Klara Castanho, Maisa Silva e Mel Maia. Antes de assistir, não deixe de ler a versão original e fortalecer a leitura no seu dia a dia!