Nesta segunda-feira (30), a Interbrand divulgou seu relatório anual de Melhores Marcas Globais. A Apple que vinha amargando o terceiro lugar nos últimos anos, é enfim a marca mais valiosa do mundo segundo a pesquisa.
A Coca-Cola que liderou o ranking nos últimos perdeu duas posições e agora é terceiro lugar, abaixo do Google .
A empresa de Steve Jobs ocupava, em 2000, o 36º lugar valendo U$ 6,6 bilhões. Hoje, ela vale impressionantes US$ 98,3 bilhões, 15 vezes mais.
"Tim Cook montou uma equipe de liderança sólida e tem mantido a visão de Steve Jobs intacta - uma visão que tem permitido a Apple cumprir a sua promessa de inovação", disse Jez Frampton, da Interbrand's Global, justificando o ranking.
A pesquisa analisa uma empresa sobre três aspectos básicos: o desempenho financeiro dos produtos ou serviços; o papel que a marca desempenha ao influenciar a escolha do consumidor; e o poder que a marca possui para garantir os lucros da companhia.
Coicidências a parte, em apenas três dias, a empresa vendeu 9 milhões de novos iPhones 5s e 5c. A companhia comandada por Tim Cook, rapidamente se mobilizou para corrigir erros do iOS descobertos por usuários.