A novela "Verão 90", da Globo, começa no dia 29 de janeiro, substituindo "O Tempo Não Para", e todo mundo está empolgado - e se sentindo velho - para assistir uma trama que se passa nos anos 90. Sérgio Malheiros está no elenco da produção e tem se mostrado bastante empolgado com esse novo trabalho. Na última quinta-feira (17) ele publicou uma foto em seu Instagram, ao lado de outros atores negros que também estarão na novela, e resolveu falar um pouco sobre representatividade.
Você não precisa ser negro para falar sobre racismo ou entender como ele funciona, basta olhar ao seu redor. Por exemplo, quantos atores negros fazem parte do elenco da sua série favorita? Já pensou sobre isso? Sérgio Malheiros contou que, na época da novela "Da Cor do Pecado", em que interpretava Raí, o filho de Preta (Taís Araújo), ele não entendia muito sobre esse assunto. "As pessoas me paravam o tempo todo pra dizer que conheciam alguém parecido comigo. O discurso era sempre o mesmo 'tem um moleque lá na minha quebrada que é a sua cara, todo mundo chama ele de Raí'. Eu não conseguia entender muito bem porque as pessoas sempre identificavam alguém em mim", contou o ator.
O tempo passou e hoje ele entende que era tudo uma questão de representatividade. Afinal, em 2004 não devíamos ter muitas crianças e adultos negros trabalhando em novelas, né? "Estamos aqui e estaremos cada dia mais, colorindo sua tela, representando nossa cor, fortalecendo o movimento negro que ainda precisa de muita força pra alcançar a igualdade [...] hoje a gente quer tocar na sua rádio, aparecer na sua sua tela e queremos ser protagonistas dessa mudança", declarou o namorado de Sophia Abrahão.
Veja a publicação do ator: