Depois que a própria Rockstar confirmou a autenticidade do monumental vazamento de material do GTA VI (90 vídeos de uma build de 2019), fica claro que estamos diante de um dos maiores, senão o maior, vazamento na história dos jogos. Rockstar e Take-Two estão desde domingo gerenciando os danos, lutando não apenas com a aparição de vídeos nas redes sociais, mas também negociando com os responsáveis pelo vazamento para que não publiquem mais material e até mesmo uma versão jogável do título.
De qualquer forma, o que está claro é que este vazamento confirmado nos fornece vários dados interessantes sobre o jogo. Embora faltem detalhes mais específicos sobre o enredo, personagens ou ambientação, e comparando com dados que já tínhamos de rumores e vazamentos anteriores, aqui estão algumas coisas que já podemos confirmar:
Possivelmente os dois protagonistas do jogo. Lucía tem traços latinos e ambos são vistos em diferentes trajes, que certamente se multiplicarão infinitamente em termos de personalização. Jason parece ter a habilidade de detectar objetos de valor nos cenários, como um tipo de foco para itens que vale a pena obter, algo definitivamente interessante para um criminoso. De acordo com vazamentos anteriores, eles parecem ter um relacionamento ao estilo Bonnie & Clyde.
Lá vamos nós de novo, para uma das localizações mais memoráveis do jogo. A Miami da franquia está desta vez ambientada no presente e poderá ser explorada em detalhes, desde o núcleo urbano até inúmeras localidades adjacentes. Também foram avistadas localizações que conhecemos da entrega de 2004: o Malibu Club, Little Haiti, Vice Beach...
Em outros jogos do GTA vimos animais, mas nunca tantos quanto aparecem neste vazamento: na Flórida é normal, mas... crocodilos, cães, guaxinins, jacarés. Muitos deles provavelmente apresentarão sérias ameaças à nossa integridade, mas também é muito possível que a caça se torne uma atividade primordial no desenvolvimento do jogo.
Quanto à ação, parece que redesenharam (lembre-se que estamos falando de uma build de alguns anos atrás) a roda de armas e a forma de pegar e soltar armas do chão. Também foi possível ver um confronto com a polícia, que parece ter uma IA mais desenvolvida, permitindo cercar o jogador de forma eficaz. Quanto às perseguições, alguém deduziu das mensagens que aparecem na tela quando um dos protagonistas pega um carro que, para fugir efetivamente da polícia, será necessário mudar de veículo várias vezes.
Claro, além de causar estragos em Vice City, poderemos acessar inúmeras ofertas de lazer. Uma, recorrente na saga, é entrar em um clube de strip-tease, que é um dos cenários mais mostrados nas filtragens. Passeios pelos pântanos com veículos criados especificamente também estão entre as possibilidades.
Quanto você gosta de fases de furtividade? Acha que vai contra o próprio espírito do 'GTA'? De qualquer forma, este vazamento parece mostrar novos movimentos que sofisticarão as fases em que não podemos sair atirando abertamente: especificamente, mover-se pelo cenário rente ao chão, rastejando como uma cobra. Até que ponto 'GTA' vai incluir esse tipo de movimento?
Dado que esse tipo de elemento sempre foi apresentado como extras ou easter eggs em jogos anteriores da saga, o que foi visto no vazamento pode ser considerado spoiler. Ainda assim, lá vai: alguns diálogos falam sobre casas assombradas, robôs sexuais, vozes de origem desconhecida e uma velha mumificada. E, claro, OVNIs (presença eterna não oficial nos 'GTA') e o Skunk Ape, o Bigfoot da Flórida, do qual já tivemos (vagas) notícias no passado.