Já parou pra se perguntar por que o seu voto é tão importante? O surto de coronavírus no mundo todo, sem dúvidas, desafiou muitos governos por aí - começando pela forma como a pandemia é encarada pelas autoridades. Em momentos como este, sociedades democráticas podem sentir na pele os efeitos da escolha feita lá atrás, né?! E se você está pensando que deixar o conforto da sua casa para ir às urnas ou separar uma hora do seu precioso tempo para buscar informações sobre os futuros líderes não faz diferença lá na frente, o Purebreak tem um aviso: faz sim... e como! Quer saber por que?
Um dos principais feitos do Estado democrático é dar a oportunidade do cidadão escolher seus representantes. Por mais que no Brasil o voto seja obrigatório tenha em mente que isto é um direito seu.
Se você estudou História sabe que governos totalitários não são uma realidade tão distante. Há indícios deles em vários países, inclusive em um período da história do Brasil. Diferente do que acontece em um Estado democrático, nos regimes totalitários não há qualquer tipo de acordo entre o cidadão e o poder supremo. O Brasil passou 20 anos sem respirar os ares da democracia, que, diga-se de passagem, volta e meia é ameaçada.
Estes regimes totalitários não são coisas do passado e a democracia não é um privilégio de todos. Saiba que alguns países ainda apresentam essa forma de governo como a Mauritânia, na África e em alguns lugares do Oriente Médio como a Arábia Saudita. Outro exemplo é a Coreia do Norte, na Ásia. De acordo com a reportagem da Galileu, 49 países têm ditaduras (não necessariamente militares).
Você até pode ir às urnas sozinho(a), mas saiba que a sua decisão afeta a comunidade ao seu redor. E isso não é exagero. Por isso, em tempos de eleições, escolha seu representante pensando não só na sua classe, raça, gênero e orientação sexual. Procure se informar melhor e repassar apenas o que é verídico para os outros também terem a chance de decidir.
Como você acha que deve ser a postura de um líder em uma democracia? Ter respeito com a população, tratar determinados assuntos com a seriedade que merecem e estar aberto ao diálogo são algumas das opções, né?! E pasmem: antes mesmo dele(a) assumir um cargo importante já dá pra ter esse tipo de noção. Por isso, atente-se ao comportamento e pesquise saber mais sobre a trajetória política dele(a).
O vice está longe de ser uma figura inofensiva. Fique de olho e busque se informar a respeito dessas opções também, viu?!
Quando se trata do lugar que você vive e do imposto que você paga, adivinhem? É da sua conta também. E é no momento do voto que você estará ressaltando isso. Levem a sério!
O Estado garante seus direitos fundamentais (saúde, educação, moradia) determinados pela Constituição e você cobra o Estado para que assim seja. A democracia deve funcionar através desse balanço. Nem é preciso dizer que o voto é uma forma de evidenciar essa cobrança, né?! Assim como manifestações políticas para cobrar as autoridades.
Quem faz tudo isso? Você.
Entendeu agora por que seu voto é tão importante?