Em algum momento você já ouviu a frase "prevenir é melhor do que remediar", não é mesmo? A verdade é que esse clichê nunca foi tão atual quando o assunto é envelhecer bem, afinal não temos muito como escapar do avanço dos anos. A dermatologista Juliana Cassorielo, acostumada a atender na clínica Dermalux, no Rio de Janeiro e Espanha, explica ao Purebreak que o vai diferir é iniciar os cuidados logo cedo.
"O quanto antes iniciarmos os tratamentos preventivos, melhor. Inibimos o ressecamento ou efeitos da oleosidade excessiva na pele", conta. Então, se você é adolescente, jovem, adulto ou até vovô/vovó, estas dicas serão essenciais para cada fase da sua vida.
À medida que os anos passam, as características da pele mudam. Se aos 15 sofremos com a oleosidade, aos 50 anos ela se torna extremamente seca. Por conta disso, a única coisa que podemos fazer é tentar que a nossa pele esteja no seu melhor em cada fase da vida. Em sua 1ª dica, Juliana Cassorielo recomenda o uso do filtro solar.
"O fotoprotetor é um item que deve ser sempre aplicado. Os efeitos imediatos da falta do uso do protetor são uma pele bronzeada, porém, com o decorrer dos anos, os resultados demonstram na forma de envelhecimento cutâneo, perda de viço, luminosidade, firmeza e elasticidade, além do risco do câncer de pele", explica.
Agora, para quem ama um creminho novo e quer experimentar as novidades sem ter surpresas - como alterar o PH da pele e vê-la mais oleosa ou com acne - a dermatologista dá sua 2ª sugestão: "Mantenha o sabonete, tônico e adstringente, assim como um sérum do dia. Se for iniciar algo novo, comece com o produto noturno e um de cada vez, para a pele ir se adaptando".
Na 3ª orientação, Juliana Cassorielo ainda aconselha a levar quatro pontos em consideração na hora em que for comprar algum produto: tipo de pele, textura do produto, sua ação e formulação. "Normalmente eles já vêm com indicações mais específicas, como, por exemplo, melhora da textura, acne, poros ou manchas. Busque aqueles que atendam às necessidades e ao tipo de sua pele (mista, oleosa, normal ou seca)", afirma.
A dermatologista lista ainda, em sua 4ª dica, os itens que não podem faltar na rotina de skincare: sabonete de limpeza facial, hidratante e filtro solar. "É de grande importância que sua pele esteja limpa, para evitar o surgimento de cravos e espinhas e, assim, prepará-la para receber os demais cosméticos", conta. Também é importante manter a cútis bem hidratada na 5ª indicação: "Para que fique equilibrada, evitando ressecamentos ou oleosidade excessiva. E o filtro solar, porque o rosto é uma das regiões mais expostas ao clima, especialmente aos raios solares".
Veja agora as indicações da dermatologista Juliana Cassoriela sobre os produtos que não podem faltar para o cuidado de sua pele, conforme cada faixa etária:
6ª dica - aos 20 anos: protetor solar. "Escolha um filtro com FPS alto (no mínimo 30), para garantir a saúde e proteção da face", diz.
7ª dica - aos 30 anos: sérum - soro que age, penetrando mais profundamente na pele e ainda por causa da consistência aquosa e textura fluída e não gordurosa, age mais rapidamente que um hidratante. "Como é formado por altas concentrações de ingredientes ativos, trata, com mais eficácia, alguns dos problemas específicos da pele como os danos causados pelo sol. Normalmente, o sérum é usado durante o dia, por ser mais suave e conter hidratantes e antioxidantes", comenta.
8ª dica - aos 40 anos: "Não podem faltar hidratantes e tensores para prevenir o envelhecimento precoce da pele";
9ª dica - aos 50 anos: "Use antioxidantes e retinaldeídos, ácidos com ação renovadora da pele".
Gostou das dicas? Continue acompanhando o Purebreak para mais cuidados a sua beleza!