Taylor Swift lançou o videoclipe para a música "Anti-Hero" na última sexta-feira (21). O registro visual do primeiro single do álbum "Midnights" mostra a cantora lidando com várias de suas inseguranças e, uma delas, envolve questões relacionados ao corpo e à imagem que a loirinha tem de si. A cena em que a artista, que dirigiu e roteirizou o clipe, sobe em cima da balança e é mostrada a palavra "gorda" causou polêmica nas redes sociais.
A controvérsia foi tão grande que essa parte do vídeo foi retirada do Apple Music e do YouTube após internautas apontarem gordofobia no trecho em questão.
Taylor já falou publicamente sobre lidar com vários incômodos relacionadas ao seu corpo e como a mídia reforçou a forma como ela o enxergou ao longo do tempo. Sofrendo com a pressão estética, a dona do "Red" entendeu que precisava se encaixar em um padrão inatingível e sofreu por ter que se manter em uma imagem idealizada que a sociedade perpetua nos dias atuais.
Só que, o problema não está em como a diva se enxerga e lida com isso. Na verdade, toda a polêmica gira em torno dela usar a palavra "gorda" como uma resposta depreciativa ao que aparecia quando ela olhava para a balança em que ela subia no videoclipe.
Isso reforça o ideal de que ser gordo é algo a ser evitado a todo custo, como se fosse uma doença e não uma característica dos corpos. No mundo em que vivemos, seguir batendo na tecla de que ser gordo é algo a ser temido é retificar o preconceito contra essa minoria - ainda mais por Taylor não fazer parte dela.
No meio de todo esse bafafá, muites swfities saíram em defesa da ídola, por entenderem que ela estava retratando as suas próprias inseguranças.
Mas, outros seguidores encararam de forma negativa essa parte específica do clipe e pontuaram o erro cometido pela artista, de forma a fazer ela e a todes entenderem o problema por trás disso para que não aconteça novamente.
"Anti-Hero" é uma faixa que fala justamente de como Taylor se enxerga como o problema e se culpa constantemente. A letra da música ressalta todas as suas inseguranças, tal qual o videoclipe da faixa. Neles, podemos ver temas como transtornos alimentares, problemas de confiança, baixa autoestima e diversos medos da loirinha tomarem conta da sua vida.