Dia 24 de agosto está na memórias de todos os fãs de Taylor Swift. Isso porque, há 5 anos, a cantora fazia o maior comeback de sua carreira, lançando a música "Look What You Made Me Do" - 1º single do álbum "reputation". Alguns dias depois, ela ainda divulgou o clipe, trazendo ainda mais indiretas bombásticas, analisadas detalhadamente por todos do fandom.
A gente já sabe que Taylor Swift é profissional em deixar easter eggs e mensagens secretas em seus trabalhos, mas nada supera o que a loirinha fez em "Look What You Made Me Do". Para comemorar o 5º aniversário do hit, separamos 5 polêmicas que Taylor menciona na música para você relembrar. Veja!
Até hoje, Kanye West é um dos maiores inimigos públicos de Taylor Swift e, é claro, em uma música falando sobre sua própria reputação, ela mandaria indiretas ao rapper. Inclusive, as primeiras frases de "Look What You Made Me Do" já trazem uma mensagem bem direta ao ex-marido de Kim Kardashian. Na letra, ela canta: "Não gosto dos seus joguinhos, não gosto do seu palco levantado". Vale lembrar que Kanye usou um palco flutuante durante sua turnê Saint Pablo, que ficou marcada na carreira do cantor.
Katy Perry foi outra que esteve envolvida em briga pública com Taylor Swift. Tudo começou quando, supostamente, Perry teria contratado uma dançarina que iria sair em turnê com Taylor, defalcando a equipe da loira. Em entrevista ao James Corden, em 2017, Katy disse: "Ela começou [a briga], está na hora dela terminar". Em "LWYMMD", a loira canta: "Como você ri quando mente. Você disse que a arma era minha. Isso não é legal, não gosto de você". Por sorte, as duas já deixaram o passado para trás e até contracenaram no clipe de Taylor para "You Need To Calm Down".
Toda era "reputation" também menciona Kim Kardashian, que era esposa de Kanye West na época e se envolveu na treta. A empresária publicou um vídeo no Snapchat em que Taylor e o rapper apareciam conversando no telefone provando, supostamente, que a cantora concordaria em ser xingada na música "Famous", de West. Taylor, entretanto, disse que ninguém mencionou que ela seria chamada de "vadia" na letra. Anos depois, o vídeo original foi divulgado e Swift conseguiu provar a sua versão. Mas, antes, Kim Kardashian mandou várias indiretas à loira, chegando a falar que era "Dia da Cobra" quando publicou o vídeo difamando Swift. Não à toa, a cobra se tornou o grande mascote de toda era, aparecendo nas joias do clipe, no cenário da turnê e muito mais.
No clipe de "Look What You Made Me Do", Taylor também faz referência a momento tenso em sua vida pessoal. A cantora foi assediada pelo DJ David Mueller, que apertou a sua bunda durante uma foto nos bastidores do show. Taylor falou sobre o que rolou, fazendo com que ele perdesse o emprego e processasse a cantora, por danos morais. Ela repetiu o ato e também processou Mueller, cobrando apenas US$1 na ação - o mínimo possível para abrir o processo. No clipe, Taylor aparece em uma banheira de diamantes e é possível ver a nota de 1 dólar ao seu lado.
Outra indireta no clipe é bem no início do vídeo, que começa em um cemitério. O túmulo que recebe foco da câmera é de Nils Sjoberg, o pseudônimo usado por Taylor Swift para compor o hit "This is What You Came For", de Calvin Harris e Rihanna. Na época, a reputação da cantora estava bem prejudicada e, por isso, ela escolheu usar um nome falso em vez de expor sua participação na música do ex-namorado.