Com apenas 21 anos de idade, Thiago Peniche resolveu criar um curso de inglês totalmente gratuito e voltado para transsexuais e travestis. O motivo? O jovem também é transsexual e gostaria que outras pessoas da comunidade LGBTQ+ tivessem as mesmas oportunidades que ele no meio de tanto preconceito e exclusão.
Em entrevista ao G1, Thiago contou um pouco mais sobre a sua iniciativa. Os encontros são semanais e acontecem desde março na Igreja da Comunidade Metropolitana, no centro do Rio. "Eu tive o privilégio de aprender, mas a maioria das pessoas trans como eu não teve. Não sou uma regra, sou exceção", disse. Thiago ainda completou: "A maioria das pessoas trans não consegue nem terminar o Ensino Médio. E as pessoas querem aprender, só que falta oportunidade".
O trabalho é voluntário e não conta com ajuda de patrocinadores e sim com doações. O pastor Luís Gustavo foi quem abriu as portas da instituição para que o professor pudesse tocar o Projeto Es(tran)geiros adiante.
Entre 2017 e 2018, dados da ONG Transgender Europe mostraram que o Brasil era líder no ranking de assassinatos de pessoas trans. Para Thiago, o curso gratuito de inglês é uma forma de fazê-las se sentirem seguras e mais confortáveis. "Esse curso propõe um ambiente de segurança e socialização entre essas pessoas, para que elas se sintam à vontade para o momento do aprendizado. Aprender uma segunda língua em um ambiente onde eles não vão sofrer julgamento algum. Porque a maioria das pessoas trans não consegue nem terminar o ensino médio", contou.
Bem legal, né?! E você, o que achou da atitude dele?!