Assim como "Apocalypse Now" de Francis Ford Coppola, "O Franco Atirador" de Michael Cimino é um dos primeiros filmes americanos a abordar o assunto - ainda tabu - da Guerra do Vietnã e do impacto psicológico que ela causou em seus veteranos.
Mike, Steven, Nick, Stan e Axel trabalham na siderúrgica da cidade de Clairton, na Pensilvânia, e formam um grupo muito unido. Porém, sua tranquilidade é interrompida pela Guerra do Vietnã quando três deles são convocados para combater...
Segundo longa-metragem de Michael Cimino, "O Franco Atirador" é o único de sua filmografia a ser reconhecido como um sucesso incontestável logo após seu lançamento, em 1978. Premiado com o Oscar de Melhor Filme, este épico comovente e cativante, pontuado por cenas inesquecíveis (a caçada aos cervos, a roleta russa, entre outras) é um verdadeiro monumento da sétima arte.
Além da força de sua direção, "O Franco Atirador" conta com a atuação magistral de seus atores: Robert De Niro, que manteve sua reputação de perfeccionista ao viver intensamente na pequena cidade de Clairton seis semanas antes das filmagens; John Cazale em seu último papel no cinema; bem como uma nova geração de atores, desde John Savage até Meryl Streep, passando por Christopher Walken, que recebeu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação.
"O Franco Atirador" de Michael Cimino com Robert De Niro, Christopher Walken, Meryl Streep...
Recomendado para maiores de 12 anos.