Ultimamente, várias pessoas estão deixando de comer carne e gerando um movimento pró-animais e meio ambiente. Mas muita gente ainda não sabe muito bem a diferença entre ser vegano e vegetariano. E não é a mesma coisa! Para que essa confusão não ocupe mais sua cabeça, o Purebreak decidiu falar um pouco sobre o assunto e explicar a diferença entre os dois. Nós garantimos que é muito mais simples do que parece! Preparados?
O vegetarianismo tem origem de uma tradição filosófica indiana, que apareceu no mundo a partir do século XIX e partiu direto para a Europa no mesmo período. Tá, mas o que é, de fato, um vegetariano? É aquela pessoa que não come carne animal, mas ainda consome alguns produtos derivados, como leite, queijo, ovo e até usa roupas de couro ou lã, por exemplo.
São várias as ~categorias e nós vamos explicar cada uma: ovolactovegetariano (consome produtos de origem vegetal, mas ovos, leite e derivados também são "permitidos"), lactovegetariano (consome produtos de origem vegetal, leite e derivados, mas sem ovos), ovovegetariano (origem vegetal e ovos, mas sem leite e derivados), vegetariano semiestrito (exclui quase todos os alimentos de origem animal, mas ainda consomem mel) e o vegetariano restrito (ou o vegano propriamente dito).
Até aqui tá BEM tranquilo, né? Então, vamos para a nossa segunda parte: o veganismo. Vegano é aquele que não consome NADA de origem animal. Nadinha, zero, nothing. Essa galerinha é completamente contra a exploração dos animais e tudo que envolva a prática, ou seja, além da alimentação apenas baseada em produtos vegetais (nada de ovos, queijo, leite ou coisas parecidas), as roupas e produtos usados por eles também só vêm de origem vegetal. Couro, lã, alguns medicamentos, produtos de limpeza ou higiene pessoal e QUALQUER COISA que seja testado em animais ou tenha saído da parte do corpo de um não passa nem perto dos veganos.
Uma curiosidade extra: dia 1º de novembro é marcado como o Dia Mundial Vegano e é comemorado desde 1994. Já o termo vegan, que vem do inglês, foi criado em 1944, em uma reunião realizada por Donald Watson que envolvia outras seis pessoas e nenhuma delas consumia carnes ou produtos de origem animal. Com isso, neste dia, o grupo decidiu criar um termo que pudesse defini-los melhor.
Agora deu pra entender direitinho, né?
Muitas pessoas encontram uma grande dificuldade em cortar a produtos de origem animal de suas vidas, mas é tudo questão de costume! Se você tem vontade de se tornar vegetariano ou vegano, não se pressione para que tudo aconteça rápido, até porque, é uma REeducação alimentar. Comece a cortar o que você consome aos poucos de sua vida e, claro, procure um nutricionista para que você possa substituir todos os nutrientes necessários. E entre nessa onda, os bichinhos agradecem!