Desde a morte trágica de Walewska Oliveira, Ricardo Mendes, seu marido, falou pela primeira vez ao público. Investigando a possibilidade de suicídio, a polícia reportou que a ex-atleta caiu do 17º andar do prédio onde residia em São Paulo. "Por todo o amor que eu tenho por ela, se eu soubesse que ela iria tomar essa decisão, eu anularia minha vida e os meus sentimentos para continuar com ela", expressou Ricardo em nota ao portal UOL.
Ricardo, que é corretor de imóveis, revelou a razão de sua ausência no funeral e sepultamento de sua esposa. "Me tiraram o direito de me despedir do amor da minha vida. Estava com o bilhete aéreo emitido, um amigo da família disse que os pais dela orientaram eu não ir, até para preservar a todos pelo clima da tragédia".
Acusado pela família de Oliveira de não ajudar com os custos do funeral, Ricardo deixou as roupas da ex-jogadora na portaria do prédio para a funerária e, conforme suas palavras, não pôde enfrentar as burocracias envolvidas. "Ninguém ligou para falar de valores. Pretendo restituir tudo. Não tive condições psicológicas de reconhecer o amor da minha vida, que está morta".