Se você passou o mínimo de tempo na internet nesta segunda (21), certamente, viu o nome da Zendaya pra lá e pra cá! A atriz foi um dos maiores destaques do Emmy 2020, que rolou no último domingo (20) de maneira virtual devido à pandemia do coronavírus. Zendaya concorria na categoria Melhor Atriz em Série de Drama por seu papel em "Euphoria" junto a nomes como Jennifer Aniston ("The Morning Show") e Sandra Oh ("Killing Eve") e acabou levando o prêmio. Nem é preciso dizer o quanto a galera ficou feliz, né?!
O papel como Rue Bennett, na série da HBO, deu à Zendaya não só o primeiro Emmy de sua carreira, mas outros dois feitos importantes: a atriz de 24 anos é a mais jovem a vencer na categoria e a segunda mulher negra a conquistar o prêmio, depois de Viola Davis.
Com produções audiovisuais e premiações tão pouco representativas, não dá pra negar o quanto essa vitória é um marco para a indústria e para o evento. É claro que muita coisa vem mudando e há uma galera por trás trabalhando para que haja mais pretos, mulheres, LGBTs e maior diversidade racial no cenário. Mas o trajeto é longo e muito ainda precisa ser feito.
O reconhecimento da Zendaya diz muito sobre o que ela, enquanto mulher jovem e negra em um espaço majoritariamente masculino e branco, representa para toda uma geração. Pelo menos essa alegria 2020 reservou pra gente!
E teve, sim, muito surto e choro no discurso de agradecimento. Não é todo dia que se ganha um Emmy, né?! A ex-Disney estava reunida com a família e sua equipe à espera do resultado. Assista abaixo o discurso traduzido!