Se você não curte spoilers, já avisamos que esta matéria está cheio deles, ok?! Mas se você faz parte do clube dos ansiosos que está doido(a) para saber o desfecho da 4ª temporada de "13 Reasons Why", veio ao lugar certo. Depois de pouco mais de três anos, a produção polêmica da Netflix chegou ao fim. E, obviamente, muita coisa que não esperávamos aconteceu nos episódios finais. O fato é que a trama que começou lá atrás, em 2017, sendo contada por Hannah Baker (Katherine Langford) surpreendeu até a season finale com mais despedidas e ships improváveis.
Confira os maiores spoilers abaixo.
Aos haters, preparem-se para assistir mais cenas românticas de Ani (Grace Saif) e Clay (Dylan Minnette). Há quem diga que o casal não tem a metade da química que existia entre Clay e Hannah. Mas fazer o que, né?!
É na temporada final que Alex (Miles Heizer) assume sua sexualidade. Inclusive, rola uma conversa do personagem com Tony (Christian Navarro) sobre como ele descobriu que era gay.
Tá aí mais um dos maiores spoilers da 4ª temporada da série da Netflix. Para a tristeza dos shippers de Alex e Zach (Ross Butler), Standall fica com Charlie (Tyler Barnhardt) e a construção dessa relação saudável é muito bacana de acompanhar. Quem já assistiu, confirma.
Por essa ninguém esperava, não é mesmo?! Mas, sim, Justin morre antes de ir à universidade. Após o baile de formatura, ele desmaia e fica internado na UTI, mas acaba não resistindo devido ao HIV e às complicações neurológicas e respiratórias que surgem. No hospital, Justin recebe a visita de Clay, Jessica, Alex e, relutantemente, de Zach. Descobre-se no hospital que Justin contraiu a doença no período que ficou nas ruas.
Se uma das dúvidas era a aparição de Hannah Baker na temporada final, a resposta para pergunta é: sim. Em um dado momento, a falecida reaparece para Clay pela última vez na série logo após uma fala do "fantasma" de Justin. "Você sabe que pode amar pessoas que fizeram coisas ruins. Você pode perdoar as pessoas. Até as pessoas que mais te machucaram", diz Justin para Clay, referindo-se à relação dele com Bryce (Justin Prentice).
Quando Clay é capaz de entender tudo o que aconteceu com Hannah e seus amigos, finalmente, se permite a seguir em frente. Lembrando que o personagem passou por um longo processo de terapia nos episódios anteriores. Uma garota chamada Heidi encontra Clay e diz que também entrou na Brown University. Os dois trocam contato alegremente e ele está pronto para recomeçar - assim como seus colegas.