A série brasileira de ficção científica da Netflix , "3%", estreou nesta sexta-feira, 7 de junho, sua terceira temporada. Com 8 episódios de 45 minutos, a nova leva de episódios foca sua ação na Concha, uma alternativa ao Maralto que Michele (Bianca Comparato) conseguiu construir no final da segunda temporada. O Purebreak assistiu os primeiros episódios e traz para você as primeiras impressões da produção nacional. Spoiler: Vale a pena assistir!
Logo nos primeiros minutos da estreia, somos apresentados à Concha e a tudo o que ela representa. O nova sociedade traz parte da tecnologia e recursos do Maralto, mas com a necessidade de trabalho duro do Continente. Todas as frutas e alimentos existem graças ao condensador, um imenso tecido erguido acima do prédio que transforma a umidade do ar em chuva. Vemos Michele como uma líder bastante democrática, decidindo tudo em assembléias com votações e logo vemos que quase todos os personagens da série estão morando por lá: Rafael (Rodolfo Valente), Glória (Cynthia Senek), Elisa (Thais Lago) e até Marco (Rafael Lozano). Joana (Vaneza Oliveira) chega logo nas primeiras cenas, mas ainda sem acreditar nessa novidade. A única grande ausência é de Fernando, e logo descobrimos que o personagem morreu nos acontecimentos entre o final da segunda temporada e o início da terceira.
A gente aprende a gostar da Concha (e de suas roupas de crochê) muito rapidamente. E isso é bom, porque em poucos minutos uma tempestade de areia acaba com essa realidade e entendemos como é importante que ela seja restaurada. Com poucos recursos e com a ameaça de ver seu novo lar ser tomado pelo Maralto, Michele tem apenas uma escolha: fazer um processo dentro da Concha, escolhendo algumas pessoas para, junto com ela, reconstruírem o lugar e receber novamente todas as pessoas que quiserem uma vida melhor.
Mesmo sem aparecer tanto, o Continente também é importante na trama. Os moradores, sonhando com uma vida melhor no Maralto, não gostam da ideia de um novo lugar, e tratam com desprezo e até violência aqueles que acreditam em Michele.
Marcela (Laila Garin), grande vilã da segunda temporada, também está de volta, tendo André (Bruno Fagundes), irmão mais velho de Michele, como seu braço direito. Ela mostra de cara que está interessada em ter o controle da Concha e usar o lugar para seus próprios objetivos. Silvio Guindane e Fernanda Vasconcellos, que está no elenco de "Coisa Mais Linda", também da Netflix, também voltam a participar da série como o Casal Fundador.
Há novos personagens, como o alegre Xavier (Fernando Rubro), que vive feliz na Concha e confia cegamente em Michele; Artur, irmão mais novo de Rafael; e Natália (Amanga Magalhães), que era da Causa e, ao que parece, pode se tornar interesse amoroso de alguém que conhecemos bem. E também uma participação mais do que especial do cantor Ney Matogrosso!
Com uma produção mais enxuta que a da segunda temporada, a terceira parte de "3%" tem uma trama mais focada e uma história que parece saber onde quer chegar. Vale a pena maratonar no fim de semana!