"Attenzione pickpocket!": Italiana alerta turistas para o risco de ladrões e vídeos bombam na web
Publicado em 17 de julho de 2023 às 18:30
Por Larissa Barros
Todo mundo que viaja sabe que cada país tem um risco diferente e a Itália não ficaria de fora dessa lista. Pois lá na Europa é bem comum a aparição de "pickpockets", ou seja, pessoas que furtam itens das bolsas. Mas se depender de uma certa italiana, isso não vai rolar!
"Attenzione pickpocket!": Italiana alerta turistas para o risco de ladrões e vídeos bombam na web "Attenzione pickpocket!": Italiana alerta turistas para o risco de ladrões e vídeos bombam na web© Getty Images
Italiana alerta turistas para o risco de ladrões e vídeos bombam na web
Senhora italiana bomba na web após compartilhar vídeos de ladrões
Mulher viraliza na web após postar vídeos de ladrões na Itália
"Attenzione pickpocket!": mulher alerta turistas para o risco de ladrões e vídeos bombam na web
Veja + após o anúncio

"Attenzione pickpocket! Attenzione borseggiatrici!" Se você nunca ouviu essas expressões, você está usando as redes sociais errado. Essa é a tradução de uma expressão italiana está bombando no TikTok. Ela tem servido como um alerta aos turistas em Veneza, Itália, sobre a possibilidade de terem seus pertences pessoais como celulares, documentos, passaportes e carteiras roubados.

Pegos no pulo

A conta pioneira em capturar tais incidentes foi banida da plataforma após alguns meses, mas os criadores conseguiram retornar com uma nova. Identificada como @cittadininondistratti2, ela acumula mais de 10 milhões de curtidas e 368 mil seguidores. Ela tem como objetivo apontar os golpistas – em geral, mulheres jovens, bem vestidas, que carregam bolsas ou mochilas grandes e costumam estar sozinhas ou em grupos.

Ao serem flagradas, essas mulheres normalmente correm para direções opostas e sempre escondem o rosto para não serem identificadas. Nas gravações, não há sinais de resistência ou agressões por parte das expostas – embora, em alguns casos, pessoas consigam segurar as suspeitas e em outros, a responsável pelas gravações continua a seguir a mulher suspeita.

Existem também vídeos que registram os condutores de trens das estações da cidade emitindo um alerta com a mesma frase, visando deixar os viajantes em alerta. Conforme a revista americana "Newsweek", a voz famosa pertence a Monica, de 57 anos, membro há 30 anos de um grupo conhecido como "Cittadini Non Distratti" ou "Cidadãos Não Distraídos", composto por cerca de 40 pessoas que buscam e alertam sobre possíveis ladrões.

"Decidimos tornar nossos vídeos virais para informar os turistas a serem cuidadosos", contou a mulher à publicação. "Falta prevenção e informação sobre o que está acontecendo na cidade e estamos todos felizes que esses vídeos estão deixando as pessoas verem o problema em Veneza e em todas as cidades italianas", finalizou.

Palavras-chave
Mundo Internacional Viagem