Mais uma temporada do "De Férias com o Ex Brasil" chegou ao fim, neste caso a edição "Celebs", e mais uma vez tivemos muita festa, beijo na boca e barraco. Os ingredientes necessários para qualquer reality show da MTV, né? Apesar do Purebreak entender que o programa pode ser divertido de diversas formas, sempre deixamos claro o quanto ele é problemático. Além do machismo dos participantes, há também a falta de diversidade. Não há pessoas gordas de verdade. Negros e negras, aparentemente, só são permitidos dois no máximo. Fora tudo isso, também fica nítido o quanto há pessoas envolvidas em relacionamentos abusivos. Dito tudo isso, trouxemos uma problematização: até que ponto o "De Férias com o Ex Brasil" é realmente necessário?
A temporada "Celebs" contou com algumas pessoas que já eram conhecidas na mídia e antigos participantes. Nessa, tivemos a entrada de Lipe e Any, que participaram da 3ª edição do reality. Foi lá que o rapaz conheceu Yá, com quem teve um triângulo amoroso bem conturbado. Nesse novo ano, Lipe recebeu duas ex-namoradas na casa. Marcelle e, adivinhem só: Yá. Logo após a temporada que participaram em 2018, os dois chegaram a ficar juntos por cerca de 11 meses - entre algumas idas e vindas, como foi dito no próprio programa. O Purebreak não tem informações de como realmente foi esse relacionamento. O que sabemos é a partir do que foi dito no reality deste ano.
O que acontece lá dentro, apesar de ser problemático, ganha uma "desculpa" por se tratar de um programa de TV. Isso não quer dizer que a produção não precisa ser criticada, pelo contrário. No entanto, é preciso destacar que os participantes se encontram em uma situação que não condiz com a realidade: 24 pessoas que não se conhecem morando juntas, passando a maior parte do dia bebendo e ainda tendo que lidar com a presença de ex-namorados ou ficantes - o que nós sabemos que mexe sim com o emocional. Ou seja, é uma situação por si só bastante estressante. Contudo, vale ressaltar que isso não justifica ações machistas ou qualquer tipo de opressão.
O Purebreak está querendo dizer que já há uma "manipulação" do programa para incentivar a treta. Porém, o que aconteceu na reta final do "De Férias com o Ex Brasil: Celebs" deixou de ser apenas entretenimento. A chegada de Yá mexeu bastante com Lipe e Any justamente por conta de coisas que aconteceram fora do reality. O rapaz ficou visivelmente abalado quando viu sua ex saindo do mar e a DJ não quis acreditar que a participante da 3ª temporada tinha mesmo voltado. Em conversa com Hana, ela chegou a dizer que a Yá era uma pessoa muito boa, mas que o relacionamento dos dois era um problema - para ela e para quem estava em volta.
Depois desse aviso, as coisas foram ficando cada vez mais complicadas. Yá chegou querendo apenas curtir o reality e esquecer tudo o que tinha acontecido lá fora. A sua intenção era apenas beber, se divertir e pegar geral. Mas no meio do caminho tinha o Lipe. Logo que a morena chegou, o veterano declarou que ela podia tentar pegar qualquer cara que não ia conseguir, já que todos estavam muito unidos. Porém, no fundo nós sabemos que isso foi um veto. Para completar, ele ainda ficava dizendo coisas como "ela é a pior pessoa que eu já conheci" para todo o restante da casa. Aliás, ele chegou a dizer isso na cara dela.
Mas aí, o que acontecia depois? Ele pedia desculpas e se declarava. Com isso, Yá não conseguia se manter afastada, mesmo que quisesse. No entanto, a veterana acreditava que poderia viver algo com o Lipe dentro do reality e depois seguir com a sua vida quando tudo acabasse. Mas, será que seria fácil? Bom, Any acreditava que não e foi por isso que pediu insistentemente que a amiga não se rendesse. Porém, a preocupação foi tanta, que ela até chorou ao tentar intervir. A coisa tomou uma proporção tão grande, que outras pessoas da casa começaram a se envolver na situação.
Inclusive, em dos rolês fora da casa que Yá foi e Lipe não, os outros participantes comentaram o quanto ela estava solta e que devia adotar essa postura mais vezes. Afinal, ela estava ali para se divertir. Contudo, o que começou com um conselho, acabou em uma grande discussão sobre a situação do casal e a influenciadora chegou a "abandonar" o gravação, tirando o microfone e pedindo desesperadamente para os outros colegas de confinamento que esse assunto não fosse mais discutido. Pesou o clima.
O Purebreak não tem como afirmar o que realmente aconteceu entre os dois. No entanto, ao avaliar o comportamento de Lipe nas duas temporadas, não é difícil imaginar que podemos estar falando sobre um relacionamento abusivo, né? Any chegou a dizer diversas vezes que o namoro não faz bem para nenhum dos dois. A nossa questão é a seguinte: até que ponto é realmente válido mostrar esse tipo de situação na televisão? Milhares de mulheres sofrem com relacionamentos abusivos e esse tipo de problema não deve ser tratado como entretenimento. Não é divertido. Estamos falando de algo sofrido e que acaba com a vida de várias mulheres. O "De Férias com o Ex Brasil" continuará sendo transmitido na MTV e nós vamos permanecer falando sobre o assunto. Mas é necessário que todo mundo tenha em mente que alguns limites precisam ser respeitados.