Não é de hoje que a França é referência no mundo da moda, sendo a casa de alguns dos maiores estilistas da história, como Coco Chanel, Yves Saint Laurent e Christian Dior. Mas, ao longo das décadas, o estilo francês tem se destacado pela sua elegância e simplicidade. Os fashionistas de lá muitas vezes prezam pelo conforto e cores básicas na hora de montar o look.
Entretanto, definitivamente não é isso que vemos nos principais visuais de "Emily em Paris", que estreou sua segunda temporada na última quarta-feira (22). Emily (Lily Collins) e vários personagens da produção usam looks chamativos, coloridos e com acessórios gritantes - sendo um dos pontos mais divertidos da série.
Isso quer dizer que a moda do título da Netflix não tem nada a ver com o que, de fato, os parisienses usam na rotina? Não é bem assim. É só observar as principais tendências da última Semana de Moda em Paris. Cores, cortes criativos e estampas estão ganhando cada vez mais espaço e prometem bombar no verão europeu - principalmente em festas e eventos mais casuais.
Veja 5 tendências recentes na moda da França e como "Emily em Paris" usa e abusa dessas referências!
Uma tendência atemporal na moda da França, que promete se firmar ainda mais nos próximos meses, é o decote bem estruturado. Ou seja, cortes fundos ou com contornos diferentes ao longo do seio. Camille (Camille Razat) e Sylvie (Philippine Leroy-Beaulieu), duas francesas da série, usam muito o artifício, que consegue ser elegante e bem sensual ao mesmo tempo. O corte clássico, em V, é uma dica para quem quer alongar a silhueta.
Algo que foge do que muitos costumam associar ao estilo francês é uma moda espalhafatosa. Porém, a Semana de Moda parisiense trouxe peças com designs "neuróticos, psicodélicos e histéricos" - como uma marca descreveu, de acordo com o veículo Standard UK. Detalhes chamativos, peças bem maiores que a modelo e outras estratégias que parecem "fugir do normal" vão estar em alta no verão da Europa. E "Emily em Paris" parece saber bem disso.
Outra coisa que costumamos ver na moda francesa, que está mudando aos poucos, é o uso de cores. Ao passo que os fashionistas da França amam cores sóbrias - preto, branco, bege, marrom -, os tons vibrantes parecem ter chegado para ficar. Laranja, verde, vermelho e amarelo foram algumas das cores vistas nas passarelas de grifes franceses.
Mas, no dia a dia, vale lembrar que, para os parisienses, menos é mais. Não à toa, Camille e Sylvie usam cores mais básicas, enquanto Emily e Mindy (Ashley Park), as estrangeiras, estão sempre bem coloridas.
Ainda na vibe mais chamativa e colorida, algo que Emily não abre mão nos looks da série é o mix de estampas. Você pode optar por misturar padronagens bem diferentes entre si ou ir aos poucos - em "Emily em Paris" vemos os dois estilos. Para quem está começando no mix de estampas, uma dica é escolher uma peça com desenhos menores, em tonalidades mais neutras. A estampa listrada é também uma boa opção para servir como base do look.
A volta para o presencial também já está rolando na França. Porém, depois da pandemia, os looks de escritório ficaram um pouco mais ousados. Na passarela parisiense, ternos croppeds e barrigas de fora somaram ao visual que já foi mais profissional - mas que, é claro, ainda não é recomendado para o ambiente de trabalho.
A dica é colocar terninhos e peças mais curtas em ocasiões mais casuais. Porém, dependendo da política de vestimenta de sua empresa, você pode ousar um pouco. Emily, por exemplo, combina um terno estampado colorido com vestido curto, deixando o resultado jovial, sem abandonar o ar formal.