Infelizmente, mesmo estando em pleno século XXI, ainda tem gente que considera a depressão uma bobeira, apenas cansaço ou qualquer outra coisa, menos uma doença. Mas essas pessoas nunca pararam para pensar que a taxa de suicídio está crescendo cada vez mais e que ajuda psicológica é primordial. O programa "Encontro com Fátima Bernardes", da Globo, abordou o assunto nesta quinta-feira (27) e trouxe uma discussão muito importante e necessária para a TV aberta, com depoimentos de artistas como Luisa Sonza e Mateus Solano.
Luisa comentou sobre o caso de Whindersson Nunes e disse que percebia que seu amado estava diferente há um tempo. "Eu já vinha sentindo há quase um ano. Falava: 'Amor, vamos fazer terapia'. Mas ele parava, claramente um dos sintomas da depressão, que é aquela dificuldade de se ajudar, negar para você mesmo que você está passando por isso. Então, quando ele viu como estava, no fundo, foi um alívio, porque eu vi que ele tinha visto o que estava acontecendo. Agora está muito melhor, muito bem", disse.
Por outro lado, Mateus também já lidou de perto com a depressão: "Já convivi com familiares, já convivi com amigos e nunca soube muito bem como lidar com isso. (...) A depressão até muito pouco tempo atrás era dada como frescura e ainda tem um preconceito grande, por isso estamos falando sobre isso aqui", diz, ainda citando uma amiga que tirou a própria vida por conta da doença.
Na internet, os espectadores contaram seus próprios casos de depressão, diagnóstico e cura.
Mateus também fala sobre uma necessidade que o mundo está passando: "É tão importante falar sobre isso. E você falou de uma coisa fundamental que é a compaixão uns com os outros, independente de ser marido, de ser uma pessoa já bem-quista na sua vida. É isso que tá faltando tanto no mundo hoje, a gente olhar, a gente se amar e a gente dar as mãos. E eu acho que a gente vem caminhando no caminho contrário, com tanta polarização e com tanto acesso a uma figura virtual, muito ódio - a gente já olha se julgando", diz.
Não é frescura, é assunto sério! Se você conhece alguém que tenha depressão, dê bastante amor, carinho e atenção, além de instruir a pessoa a procurar um psicólogo. Se você é quem está passando por isso, procure alguém que confie e, claro, ajuda de um especialista. Vai ficar tudo bem! <3